Água Limpa recebe primeira de 11 creches que serão entregues pela prefeitura
Estrutura pode receber até 80 alunos.
Com foco em zerar a fila de vagas para o primeiro ensino, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), comandada pelo secretário Pedro Dornas, iniciou hoje (23), uma série de entregas de creches, que vão somar onze até o ano que vem.
A creche inaugurada nesta segunda-feira, fica no Balneário de Água Limpa, região Noroeste e foi construída com recursos próprios da SEMED e contempla uma área, com berçários, refeitório, brinquedoteca, ambientes internos e externos para recreação, como hortas, além do setor administrativo e tem capacidade para até 80 crianças de 0 a 3 anos.
Segundo o secretário Pedro Dornas, a unidade “coloca mais crianças na escola, proporcionando aos responsáveis ir para o mercado de trabalho, com cuidado e qualidade no ambiente escolar”.
Dornas também enfatizou o empenho da atual gestão de zerar a fila de espera para vagas em creches. Atualmente são cerca de 700 crianças aguardando.
As creches não são só um espaço de cuidado. A primeira infância é um processo muito relevante para a vida de uma pessoa, em que a condição cerebral está sendo desenvolvida. Acreditamos que a universalização para as vagas de creche vai ser muito importante para a cidade.
Em seu discurso, o prefeito João Marcelo (Cidadania) disse que a comunidade “não está mais esquecida”, e ponderou melhoria na escola municipal do bairro, que no início da sua gestão não tinha água e nem luz para realização dos trabalhos. A entrega da unidade foi feita no último no da gestão Vitor Penido.
Já o presidente da Câmara, Thiago Almeida (PT), que é militante da área, inclusive como diretor de uma creche comunitária no bairro Jardim Canadá, também na região Noroeste. O vereador enfatizou que “educação não é gasto, mas sim investimento” e que Nova Lima tem se colocado como referência nacional na área.
A gente sabe o poder de uma estrutura como essa na vida das pessoas quando há vagas, segurança para os filhos enquanto os pais trabalham, e para a região e um sinal que Água Limpa está caminhando para o progresso justo, com equipamentos públicos de qualidade.
Thiago Almeida
A partir desta terça-feira, dia 24, a creche Olga Ramos da Cruz já recebe os alunos normalmente para as atividades. Os servidores da unidade passaram cerca de três meses em outras unidades.