Alerta: Quatro bairros da cidade concentram mais da metade dos casos confirmados de dengue; Chikungunya pode ter casos em 13 bairros

0

Bairro Cabeceiras, região Norte/ Reprodução Facebook

A Prefeitura de Nova Lima detalhou no último dia 14, o quadro das doenças como a dengue, transmitida pelo mosquito Aedes Aegypt. O quadro mostra que apenas quatro bairros concentram 52% das confirmações de doença na cidade.

Os números do boletim mostram que o Alto do Gaia concentra 31 casos, seguido por Cariocas com 28, Cabeceiras com 20 e BNH, 15. São 95, dos 182 confirmados até o momento. Os bairros têm distância considerável um para o outro. O Alto do Gaia fica na região Nordeste e BNH na região central. Cabeceiras e Cariocas na área ao Norte, e fazem divisa um com o outro. O quinto colocado no ranking de casos confirmados é o Jardim das Américas, colado ao BNH, com 8 casos.

Outros 424 estão aguardando resultado de exames, o que chama a atenção pelo alto número de casos notificados, que chegou à marca de 784 na semana passada. Em apenas uma semana foram 225 casos notificados. Uma pessoa já morreu vítima da dengue no município e uma está internada com complicações no Hospital Nossa Senhora de Lourdes (HNSL).  

Principais sintomas da dengue clássica 

Nos adultos, a primeira manifestação é a febre alta (39ºC a 40ºC), de início repentino, associada a dor de cabeça, prostração, dores musculares (nas juntas e atrás dos olhos), vermelhidão no corpo, coceira, anorexia, náuseas, vômitos e diarreia.

Combate ao Aedes

O cuidado é diário e deve ser feito dentro das residências, pelos próprios moradores, observando no quintal ou em cantos da casa, recipientes com acúmulo de água. Vasos de plantas devem ser observados. A prefeitura tem feito mutirões para recolhimento de entulhos e materiais como pneus, além de fumacê motorizado com aplicação de inseticida contra o mosquito nos bairros com maior incidência.

Chikungunya pode ter casos em 13 bairros

Outra doença que é transmitida pelo Aedes, a Chikungunya pode ter atingido oficialmente 14 pessoas na cidade, sendo que sete já foram confirmados, com quatro “importados”, ou seja, transmitido em outra região. Somente o Jardim Canadá pode ter dois casos, os demais podem ter um caso cada. Confira a tabela:

Quadro da Chikungunya. Reprodução/PMNL


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *