Anglo Gold Ashanti é premiada por eficiência energética
Com um projeto de ventilação sob demanda integrado ao sistema de rastreamento de pessoas e equipamentos operado na Mina Cuiabá, em Sabará, a produtora de ouro foi vencedora do Prêmio Boas Práticas na Mineração do Brasil, do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram). Anúncio ocorreu durante a edição 2024 da Exposibram.
O sistema, capaz de reduzir em até 25% o consumo de energia elétrica, foi premiado na categoria Eficiência Energética, onde disputou com outros 90 projetos espalhadas pelo país.
Segundo Matheus Carvalho, especialista em Energia Elétrica da AngloGold Ashanti,o projeto visa modular a ventilação secundária na Mina Cuiabá, de acordo com a presenciais ou ausência de pessoas nas frentes de serviço, que por meio de automação modula a rotação dos ventiladores, conforme a demanda por ventilação.
Prêmio e Exposição
O Prêmio Boas Práticas busca promover a conscientização sobre a importância da mineração responsável com vistas ao desenvolvimento socioeconômico nacional. O evento ocorre bianualmente, desde 2012, ele reconhece e valoriza as empresas que se destacam por suas práticas sustentáveis, inovadoras, socialmente responsáveis e relacionadas à melhoria contínua dos processos industriais da mineração.
O evento neste ano aconteceu entre os dias 9 e 12 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte. A produtora de ouro foi representada em um estande que celebrou a história de 190 anos da empresa, relembrando sua trajetória e destacando seus compromissos com um futuro sustentável.