Antena parabólica pode ser trocada por digital gratuitamente
Moradores de baixa renda de Nova Lima e todos os outros municípios do estado, podem ter direito a receber gratuitamente a nova parabólica digital, para a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (Banda C) para o sinal das parabólicas digitais (Banda Ku).
Para ter direito ao kit com a nova parabólica digital, é preciso estar inscrito em um dos programas sociais do Governo Federal (CadÚnico) e ter uma parabólica tradicional instalada e em funcionamento em casa. A substituição é necessária porque, em breve, as parabólicas tradicionais deixarão de funcionar. Quem não fizer a substituição pela nova parabólica digital não conseguirá mais assistir à TV.
Para saber se tem direito ao kit gratuito com a nova parabólica digital, o beneficiário deve entrar em contato pelo número 0800 729 2404 ou pelo site sigaantenado.com.br, com o número do CPF ou do NIS em mãos. O serviço é realizado por fases, por meio da Siga Antenado.
Segundo o CEO da instituição, Leandro Guerra, mais de 3,5 milhões de famílias em todo o país já foram beneficiadas com a nova parabólica digital. O executivo também destaca os benefícios da nova antena. “A nova parabólica digital oferece melhor qualidade de imagem e de som, programação regional e vai continuar sendo gratuita, como sempre foi”, afirma. “É muito importante que as pessoas procurem nossos canais de atendimento o quanto antes para saber se têm direito ao kit gratuito”.
Sinal pode ser prejudicado
O modelo tradicional enfrentará o risco de interferência no sinal da TV quando a tecnologia 5G for ativada em sua cidade ou região. Como o sinal do 5G é transmitido na mesma frequência da parabólica tradicional, poderão ocorrer chuviscos, chiados, a imagem pode travar e até ser interrompida. Diversos pontos da cidade já contam com a tecnologia móvel.
Quem utiliza outros sistemas de transmissão para assistir à televisão, como antena digital espinha de peixe (instalada no telhado da casa), antena digital interna e TV por assinatura, mesmo que faça parte de programas sociais, não precisa fazer a troca.