Bicalho ganhará reforma da Estação Ferroviária para fomento ao turismo na região
O prefeito João Marcelo (Cidadania) assinou na semana passada, o contrato para construção da nova Estação Ferroviária em Honório Bicalho, além de nova sede da Regional Nordeste. Espaço também vai abrigar um Centro de Atendimento ao Turista.
Segundo o governo municipal, a obra orçada em cerca de R5 milhões vai manter a originalidade da antiga estação ferroviária, datada de 1890. O local tem uma área de 2.539,53m², que vai ter também uma praça, estacionamento, conjunto paisagístico e playground.
O prédio principal após ser entregue vai abrigar Regional Nordeste, oferecendo espaço para recepção, administração e um auditório com capacidade para até 24 pessoas. Além disso, será criado o Centro de Referência e Atendimento ao Turista (CRAT), destinado a fornecer informações e assistência aos visitantes e turistas.
Com uma abordagem especial na valorização histórica e cultural, esta iniciativa não apenas resgata o patrimônio local, mas também fortalece os laços comunitários, proporcionando um sentimento de pertencimento daqueles que vivem no entorno da estação.
Conheça a história
No século passado, todo o ouro extraído em Nova Lima foi embarcado na antiga Estação Honório Bicalho. Ainda durante o império, em 1881, começou a ser implantado o “Plano Bicalho” que, por meio de ferrovias e trechos navegáveis dos rios, criava uma rede de transporte integrando todas as regiões do país. Começou então a ser construída a estrada de ferro Dom Pedro II. Em 1890, já na república e com a ferrovia rebatizada de “Estrada de Ferro Central do Brasil”, foi inaugurada a “Estação do Trem em Barra do Ribeirão dos Macacos”. Para homenagear o engenheiro civil que planejou e construiu a ferrovia, a estação passou a se chamar, Honório Bicalho. A partir daí e por cerca de 90 anos a estação foi o centro da vida do lugar. Tudo girava em torno dela e o seu funcionamento determinava o ritmo das coisas.