Bombeiros ainda atuam no combate à incêndio no Parque do Gandarela em Raposos
O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) confirmou na manhã desta quinta-feira (18), a continuidade da atuação da corporação no Parque do Gandarela em Raposos, para controle de incêndio que atinge uma Unidade de Conservação no local.
O fogo se concentra em a área de mata fechada, desde a segunda, dia 15, quando houve o primeiro acionamento. Militares chegaram a controlar as chamas, mas nesta quarta-feira foi necessário a retomada dos trabalhos junto aos brigadistas do Parque, “em vários quilômetros de extensão”, de acordo com o CBMG, que tem usado inclusive um avião para reforçar a atuação das equipes. Quatro viaturas e cerca de 12 militares estão empenhados no combate neste momento com auxílio dos brigadistas.
Incêndios em Nova Lima controlados
Nesta quarta, dia 15, pelo menos três focos de incêndio foram combatidos em Nova Lima. Duas ocorrências foram às margens da BR-040, uma próximo ao Bairro Vale do Sol e outra em uma área da mineradora Vale, no região da Mina do Mutuca. Rapidamente o fogo se alastrou para próximo da rodovia. Brigadistas da empresa auxiliaram na ação de combate. Trabalhadores chegaram a ser dispensados.
Outro foco combatido ontem foi na Serra do Curral. O tamanho das áreas devastadas não foi divulgado. Segundo o CBMG, nas últimas 24h, houve 196 chamadas de combate a incêndio em vegetação, em todo o Estado.
O clima seco e o vento tem contribuído para a propagação rápida das chamas. A orientação é que seja evitado provocar incêndio em áreas de mata, inclusive em lotes vagas e jogar guimbas de cigarro nestes locais.