Bombeiros ainda trabalham no controle às chamas na Serra do Curral que já atinge área em Nova Lima
Local tem mata densa, o que dificulta o combate.
O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMG) e brigadistas do Parque dos Mangabeiras trabalham desde o final da tarde desta sexta-feira (9), no combate ao incêndio de grandes proporções na Serra do Curral.
O fogo teria começado em uma área que pertence a mineradora Tamisa, na Fazenda Ana Cruz, do lado da capital mineira.
Durante a noite foram 16 militares atuando na ocorrência. Havia risco de que as chamas atingissem torres de transmissão (rádio e TV). Os Bombeiros controlaram esse foco, afastando o perigo das antenas.
A gente conseguiu debelar duas linhas de fogo que ameaçavam as torres de transmissão e agora temos focos mais afastados do que o combatemos.
Tenente Duares, comandante das operações durante a madrugada.
Ainda de acordo com o Tenente, as duas linhas [de incêndio] foram debeladas por volta de 4h da madrugada. Pela manhã houve troca de turno, com uma nova estratégia, e reforço de dois helicópteros auxiliando as equipes e as deixando nos pontos para combate.
Estamos agora com a operação de infiltração das equipes nos locais de combate tendo em vista a dificuldade de acesso terrestre. As equipes estão sendo infiltradas por duas aeronaves (Bombeiro e PM).
Tenente Barcello, que assumiu a ocorrência de incêndio na Serra do Curral no plantão desse sábado.
Neste momento há duas frentes trabalho incluindo militares do Pelotão de Combate a Incêndio Florestal (PCIF), do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres com 25 agentes e apoio de 15 brigadistas. O terreno é de difícil acessocom mata que dificulta o acesso e combate”, aponta CBMG.
Fogo atingiu lado de Nova Lima; Fumaça chegou ao centro
Agora pela manhã nossa equipe esteve no centro da cidade e viu que o incêndio se alastrou para o lado do município, que é de difícil acesso. A fumaça e fuligem atingem a área central e comercial, piorando a qualidade do ar que está seco, devido à falta de chuva nos últimos meses.
É recomendado neste caso o reforço na hidratação com mais ingestão de água e alimentos leves. Bacias com água podem ser colocadas em ambientes secos para umidificar o ar.