Bombeiros atuam desde segunda no Parque do Gandarela para controle de incêndio em Raposos; Equipes estão também na região Noroeste de Nova Lima
Fogo em Raposos chegou a ser controlado mas novos focos surgiram nesta quarta.
O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMG) atua na tarde desta quarta-feira (16), em duas frentes de trabalho para combate a incêndios em matas. Uma frente de trabalho atua desde quarta, dia 15, na Serra do Gandarela, na cidade de Raposos e outra na região Noroeste de Nova Lima.
Em Raposos a área de mata fechada está em uma Unidade de Conservação do Parque Gandarela e o CBMG trabalha desde a segunda, dia 15, junto com brigadistas do Parque para controle do fogo que chegou a ser extinto nesta quarta (16), mas que voltou a atingir a mata nesta quinta. As equipes de combate atuam em três frentes de trabalho, “em vários quilômetros de extensão”, de acordo com o CBMG, com efetivo de 20 agentes (entre bombeiros e brigadistas), quatro viaturas do CBMG, além de um avião e a possibilidade de que outras aeronaves participem da ação. O parque possui uma área total de 31 270,83 hectares.
A Serra do Gandarela se estende também por Caeté , Itabirito , Mariana , Nova Lima, Ouro Preto , Rio Acima e Santa Bárbara.
Fogo em mata próximo ao bairro Vale do Sol
De acordo com a corporação, as chamas atingem as margens da BR-040, próximo ao Bairro Vale do Sol, na região Noroeste da cidade. O número de militares empenhados não foi divulgado. Mais ocorrências deste tipo estão na central dos Bombeiros na cidade, que encerram uma ocorrência e se deslocam para outro.
O clima seco e o vento contribuem para a propagação rápida das chamas.