BR-040 é librada após avaliação dos Bombeiros e Defesa Civil: Mineradora nega problema em dique

0

A BR-040, na altura do Alphaville, na região Noroeste, foi liberada agora a pouco, depois que rodovia foi atingida por um grande alagamento, provocado aparentemente por uma tromba d’água, durante um temporal que atingiu a cidade no início da noite desta terça-feira (23).

A situação foi grave durante o temporal. Vídeos mostram que a água cobriu as rodas dos carros. O trânsito chegou a ser interditado no sentido Rio de Janeiro, após o incidente e para limpeza, feita por equipes da Via 040, concessionária que administra a também para fiscalização nos dois sentidos.

A lentidão no trecho continua nos dois sentidos. Congestionamentos atingem 6 km sentido Rio e 2 km no oposto (Brasília). Por ser perto de uma estrutura de barragem, foi aventada possibilidade de algum rompimento, negado pela Vallourec e pela Prefeitura de Nova Lima.

As estruturas da Mina Pau Branco são monitoradas 24 horas por dia, 7 dias por semana. Radares com capacidade de detectar movimentação milimétrica monitoram as estruturas e são supervisionados continuamente por profissionais especializados. A Empresa reforça ainda que a estrutura do Dique Lisa permanece íntegra, sem anomalias e não está classificada em nenhum nível de emergência.

Nota da Vallourec

Mais cedo, a própria Vallourec, apontou para um entupimento de bueiro na rodovia, que casou o acúmulo de água devido ao alto volume de chuva, versão confirmada pelo Executivo Municipal.

A Prefeitura de Nova Lima informa que a Defesa Civil Municipal se deslocou rapidamente e já está no local para avaliação e providências necessárias. A princípio, o alagamento na BR-040, próximo ao trevo que dá acesso a BR-356, foi devido ao grande volume de chuva. Não houve vítimas. A via está interditada de maneira preventiva.

Deputado vai pedir inspeção da estrutura

O deputado federal Rogério Correia (PT), e Coordenador da Comissão Externa sobre Fiscalização dos Rompimentos de Barragens, afirmou que vai solicitar da Agência Nacional de Mineração (ANM).

Nota da Vallourec garantindo que não houve rompimento da barragem e portanto não foi a causa do alagamento na BR 040 e que o dique se mantém firme. Mesmo assim vamos solicitar, em nome da Câmara de deputados, inspeção da ANM.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *