Câmara aprova projetos para segurança nas escolas
Nos últimos dias, a segurança em espaços escolares tem sido pauta em todo país, devido ao ataque em Blumenau (SC) e por diversas notícias falsas espalhadas dando conta que haveriam massacres também em Nova Lima e região, estão mobilizando ações da Prefeitura e também do Legislativo Municipal. Na última reunião plenária foram aprovados dois projetos e um requerimento com relação ao tema.
Além das proposições, foi criado também criação de uma Comissão Temporária, justamente para acompanhar a implementação e também aprimorar as questões apontadas pelos parlamentares, junto ao Poder Executivo e as forças de Segurança Pública como a Polícia Militar e também a GCM. Já durante a semana, a PM intensificou o patrulhamento na região das escolas, em meio á operação da corporação para coibir ações violentas. O subcomandante da unidade regional pediu cautela no compartilhamento de notícias recebidas nas redes sociais.
Um dos Projetos de Lei (PLs) aprovados é de autoria da vereadora Viviane Matos (UB) autoriza a instalação de scaner de raio X, detectores de metais e reconhecimento facial nas instituições de ensino da rede pública municipal de Nova Lima. Com relação ao reconhecimento, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) já vem fazendo a compra dos equipamentos, que também reconhecem a presença do aluno e encaminha aos pais o relatório.
Já Danúbio Machado (Cidadania), quer que seja estabelecido o chamado “botão de pânico” para agilizar o atendimento de agentes da segurança em caso de necessidade. Esses dispositivos, ao serem acionados, envia uma mensagem ou sinal para a central de monitoramento da empresa de segurança particular ou pública, e avisa que algo perigoso está acontecendo. Ele não emite nenhum tipo de som, o que auxilia na preservação da integridade da pessoa que acionou.
O presidente da Casa, Thiago Almeida (PT) foi autor de requerimento ao Poder Executivo para a realização de um concurso público para a Guarda Civil Municipal (GCM). O objetivo é propiciar melhor efetivo e garantir a presença da GCM na porta das escolas.