Prefeito de Raposos afirma que vai pedir desassoreamento no Rio das Velhas; mesmo com trégua na chuva, população ribeirinha deve ficar atenta

0

São esperadas chuvas de até 100mm entre hoje e amanhã.

Beira do Rio das Velhas em Raposos e afetada no último sábado por transbordamento. Foto: Arquivo Portal

Com a chuva dando uma estiada na região desde o domingo (8). O Rio das Velhas recuou em Nova Lima, Raposos e Rio Acima, chegando ao nível moderado na região Nordeste do município. Foi registrada chuva durante a madruga e há previsão de mais água até esta terça.

Segundo dados mais recentes da medição nas imediações de Honório Bicalho, o “das Velhas” está em 3,66m, bem diferente do último sábado pela manhã, quando chegou aos 4,34m, considerado “muito alto” pela DCM, que chegou a acionar o Plano de Contingência (Plancon) Municipal, e começou a montagem de abrigos e avisos sonoros de alerta.

Mesmo com a baixa na correnteza, ainda é necessário o estado de atenção nas áreas de risco, já que radares meteorológicos apontam mais chuvas para região, como orientado na manhã desta segunda, pela Defesa Civil de Nova Lima, que prevê cerca de 100mm até a manhã desta terça, dia 10. Somente no fim de semana, foram registrados 73,5mm de água na região. Em 24 horas, 16 ocorrências afetaram a cidade, com os bairros Matadouro, Rosário, Oswaldo Barbosa, Vila Operário, Bosque Residencial do Jambeiro, Alto do Gaia, Vila da Serra, Nossa Senhora de Fátima, Cristais, Cruzeiro, Campo do Pires. Duas pessoas estão desalojadas.

Raposos está nível verde de atenção

Na cidade mais afetada nos últimos anos com inundação, Raposos, chegou a registrar o rio fora da calha no sábado a noite. Somente ruas foram atingidas, o rio chegou aos 5m de altura. A medição de hoje (8), de 7h:33 estava em 3,96m, considerada nível verde. De acordo com a prefeitura foram 1,04m de recuo em 24h. Para sair da calha, são 5m e inundar, 6m de altura.

Serginho da Bota fala em desassoreamento por parte do governo do estado

Em vídeo publicado na manhã desta segunda-feira, o prefeito de Raposos, afirmou que vai pedir intervenção estadual para buscar desassorear o “das Velhas” e que terá apoio dos prefeitos de Nova Lima, Rio Acima e Itabirito. Documento com pedido está previsto para ser entregue ainda hoje.

Fizemos diversas reuniões com as cidades da parte de cima, quanto da parte debaixo para discutirmos sobre a possibilidade do desassoreamento do Rio das Velhas. Portanto, será protocolado um ofício hoje (09/01), no Governo do Estado pedindo o desassoreamento do mesmo.

Prefeito de Raposos nas redes sociais

Rio Acima em estado de alerta amarelo

A última atualização, feita às 19h deste domingo, dia 8, era de 3,98m, de nível amarelo na medição. A cota para inundação neste caso é de 5m, com 4,20m, a saída da calha. “Devido ao grande volume de chuvas nas últimas horas e ao aumento do volume do Rio das Velhas, o Plano Municipal de Contingência foi acionado. Permanece o alerta, porém o nível do Rio das Velhas segue abaixando conforme previsto, nível atual da régua 3,98m”, aponta o Executivo da cidade, chamando atenção para os moradores das áreas com risco de inundação do bairro Matadouro, Centro e Cortesia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *