Chuva estia e nível do Rio das Velhas cai; moradores de área de risco devem se manter em alerta aponta DCM
Previsão é de chuva nos próximos dias, o que mantém população em em estado de atenção.
O Gestor de Risco e Desastres da Defesa Civil Municipal (DCM), William Silva, gravou às 10h:39, um vídeo na margem do rio em Bicalho e falou da situação de momento.
De acordo com Silva, com a pausa na chuva na região, a mensagem era pra “tranquilizar, porém manter as pessoas em alerta”.
Estamos com uma força-tarefa montada aqui na região Nordeste e acompanhado o nível do rio. A mensagem é para tranquilizar, mas também pedir que fiquem em alerta, mas o rio está descendo [altura] aos poucos. Vamos manter o monitoramento e se necessário haverá disparo de novos alertas. Caso chegue aos 5m a medição, será feito evacuação.
William Silva, Gestor de Risco e Desastres da DCM
Mais cedo, foi registrado aumento na metragem, uma vez que choveu por horas seguidas, principalmente durante a madrugada. O nível era de 4,28m, considerado “muito alto nas margens”, de acordo com a Defesa Civil Municipal.
Em Rio Acima nível também cai
Hoje pela manhã, a Defesa da cidade chegou a orientar a desocupação das áreas da mancha de inundação e pediu para que a população não se aproximar do rio e se deslocar para partes mais altas. Segundo o prefeito Felipe Gonçalves (PDT), por lá, o rio está em 4,39m, diferente dos 4,58m de mais cedo.
Em Raposos a prefeitura mantém o monitoramento, inclusive com apoio das cidades do entorno, que caso aconteça cheia, são atingidas primeiro.