Chuva volumosa pode atingir Nova Lima e região nesta quarta; atenção deve ser redobrada em pontos de risco
Atenção deve ser redobrada no fim da tarde de acordo com a Defesa Civil Estadual.
Institutos meteorológicos apontam para chuva volumosa em Nova Lima, Raposos e na capital mineira. A informação foi antecipada no MG2, da Globo Minas, na noite desta terça-feira (15). Volume pode chegar a 133mm, segundo o Jornal com informações do Climatempo. Em Raposos, a previsão é de 86mm.
Já o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), aponta para tempestades localizadas em áreas do Sudeste, incluindo a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), com alerta laranja, que representa um alto risco de chuvas fortes com grandes consequências. O Climatempo, que também acompanha a situação meteorológicas no país aponta para “instabilidades ainda mais fortes, com a formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS)“, característica na primavera e no verão.
As ZCAS são formadas pela confluência entre o ar do anticiclone do Atlântico Sul (ASAS) e o ar de latitudes mais altas (próximas da linha do equador). O fluxo do ar quente e úmido em baixos níveis é o responsável por intensificar a convergência de umidade, provocando chuvas torrenciais.
Defesa Civil Estadual alerta para áreas de risco
Em contato com a nossa esquipe, a Defesa Civil Estadual confirmou a situação de alerta para a RMBH e reforçou que as áreas de risco (alagamentos, deslizamentos) devem ser evitadas, principalmente no fim da tarde, com a maior possibilidade de chuva neste horário. Desde o início do mês, o clima tem chamado atenção pelas fortes chuvas que atingem o Minas. Na semana passada em Nova Lima houve registro de granizo e ventania.