Cidade amplia captação de coleta seletiva e esgoto
Visando a preservação ambiental e ampliação das redes de captação de resíduos, Nova Lima recebeu investimentos públicos para aumentar a coleta de lixos recicláveis e o tratamento de esgoto.
O primeiro projeto é uma parceria da Secretaria de Meio Ambiente com a Associação de Catadores de Papel e Materiais Recicláveis (ASCAP) e com intermédio do Ministério Público local, através da promotora Claudia Elias
A ampliação deve afetar aproximadamente mais 25 mil pessoas, que contarão com a coleta. A demanda é um processo discutido no Fórum Lixo e Cidadania, que promove encontros recorrentes para discutir o tema.
Com o novo contrato, a ASCAP para a ter mais colaboradores e uma nova frota de caminhões, que consequentemente atende mais pessoas. De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Gabriel Coutinho, a nova formatação faz o processo mais “justo, igualitário e humano”.
Ampliação da ETE Vale do Sereno
Já a Copasa entregou na última quarta (6), a nova estrutura, com maior capacidade no volume de captação, da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), na regional Norte, mais especificamente no Vale do Sereno, um dos locais com maior crescimento demográfico nos últimos tempos.
A medida de acordo com o prefeito João Marcelo (Cidadania) deve atingir 21 mil moradores da região.
Essa é uma importante entrega, pois, além de proporcionar mais qualidade de vida para as pessoas, esse serviço é fundamental para o cuidado com o meio ambiente.
João Marcelo, prefeito
A capacidade de tratamento salta de 25 litros por segundo para 75 litros por segundo (l/s), com tecnologia nédita na Companhia de Saneamento, com a implantação de tanques em aço inoxidável construídos pelo processo de dobra dupla.