Cidade confirma 78 novos casos de dengue em uma semana

0

Uma morte foi registrada no mês passado pela doença

Faixa de alerta no bairro Alvorada. Foto: Portal Nova Lima

Diante do cenário de crescimento das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypht e com o estado de Minas decretado epidemia por conta da dengue, Nova Lima segue com tendência de aumento de casos, principalmente de dengue. Uma morte já foi registrada na cidade.

Entre os dias 21 e 28 do mês passado a cidade registrou 78 casos de dengue, com aumento de 41,74% em uma semana. Os dados são do último boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG), que monitora a evolução dos casos e apontam 187 casos de dengue e outros sete de chikungunya, acumulados desde início do ano.

Leia também: Número de casos dobrou em uma semana e cidade está em estágio de alerta pela doença

Evolução do mosquito Aedes

O ciclo de vida é dividido em quatro etapas: ovo, larva, pupa (estágio intermediário entre a larva e o adulto) e adulto. A fêmea do mosquito deposita seus ovos nas bordas dos recipientes com água limpa e parada. Dois ou três dias após o contato com o líquido, os ovos viram larvas e dias depois chegam na fase da pupa. Esse ciclo dura cerca de 48 horas e, ao término, se transformam em mosquitos adultos.  O Aedes aegypti leva em média 10 dias para se desenvolver e vive durante 30 dias. Uma única fêmea produz de 60 a 120 ovos em cada ciclo reprodutivo e pode ter mais de três ciclos durante sua vida.

Os ovos do mosquito resistem por até um ano em um local seco. Quando este local recebe água limpa, em cerca de meia hora de submersão este ovo pode se desenvolver.

Ações de enfrentamento

Os cuidados para combate ao aedes são fáceis e pessoais, como não acumular água e casa, colocando areia em pratinhos de plantas, virando garrafas, e tirando principalmente o lixo de jardins. A prefeitura tem intensificado a visita de Agentes de Endemias, além de campanhas para o combate. Faixas estão sendo colocadas nos bairros com alta incidência de casos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *