Cidade deve ganhar melhor iluminação e pontos de Wi-Fi gratuitos com PPP da iluminação pública

0

Parceria foi selada em leilão e deve valer por 13 anos de acordo com contrato.

Foi promovido no último dia 4, em leilão na cidade de São Paulo, a concessão administrativa para prestação dos serviços de iluminação pública no município, por meio de Parceria Público Privada (PPP). O certame foi vencido pelo consórcio Smart Lux Nova Lima, representado pela corretora Novinvest. O prazo da PPP é de 13 anos.

O projeto, com financiamento do Governo do Japão e estruturado em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a CAIXA, propõe a troca de lâmpadas de tecnologias obsoletas (atualmente com tom alaranjado) por lâmpadas de LED, a implantação da telegestão nas principais vias da cidade, além da possibilidade de outros serviços em busca de tornar a cidade mais inteligente.

Serão disponibilizados através do sistema Wi-Fi gratuito, conexão com câmeras para monitoramento melhor qualidade na iluminação com a troca das lâmpadas que não foram concluídas.

A parceira ampara serviços de iluminação pública, incluindo a instalação, melhoramento, desenvolvimento, modernização, expansão, eficientização energética, operação e manutenção da rede municipal de iluminação pública.

O prefeito João Marcelo (Cidadania) esteve no evento que marcou o leilão, junto aos investidores e destacou a importância do termo para a cidade.

“A gestão de uma cidade é de tal complexidade que precisamos contar com parcerias externas, sobretudo quando o assunto é infraestrutura. Com esta PPP, além de reduzir pela metade o gasto com energia elétrica do município, vamos proporcionar mais segurança para a população, seja no convívio noturno em espaços públicos como na maior atratividade turística e na diversificação econômica que tanto buscamos para Nova Lima, dentro do conceito de sustentabilidade que a modernização e a eficiência energética trazem”, explicou o prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *