Nuvem de fumaça que atinge Nova Lima. Foto: Luis Dutra/Portal

Seguindo uma infeliz tendência nacional, Nova Lima está coberta neste sábado (31), por uma extensa linha de fumaça no céu, advinda dos intensos focos de incêndios na cidade e também na região.

Além da nuvem irregular, o clima seco também tem deixado a visão baixa enfumaçada, e prejudica a saúde, com alto volume de respiratórias provocadas pela baixa umidade do ar.

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, não há nenhum chamado ativo para incêndio no município, porém, a fumaça somente de hoje.

Nesta sexta, por exemplo, houve registro de fogo no bairro Campo do Pires. As chamas rapidamente e com altas chamas, já que o mato está seco, devido falta de chuva, por mais de 130 dias. A Brigada Municipal de Emergência e Combate a Incêndios Florestais, ligada a Defesa Civil Municipal debelou as chamas.

Desde junho, foram mais de 60 chamadas de incêndio em vegetação atendidas pelo órgão local. Não há previsão de chuva para os próximos dias, a tendência é que uma nova onda de calor cubra partes do estado de Minas na semana que vem, o que pode agravar o quadro.

A PM, através do Batalhão de Meio Ambiente, Defesa Civil Estadual e órgãos de fiscalização ambiental estão em operação contínua para combater os focos e prender os autores de incêndios criminosos.

Além da saúde, o fogo pode promover prejuízo material, caso saia de controle e atinja casas ou outros imóveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *