Cidade ganha espaço para Escola Sesi, em prédio da Anglo Gold Ashanti
Outros anúncios também foram feitos em evento realizado no Centro de Memória AngloGold Ashanti. Investimentos somam mais de R$1 bi.
A quase bicentenária AngloGold Ashanti anunciou nesta terça-feira (25), ao lado do Romeu Zema (Novo), uma série de investimentos para Nova Lima, que somam mais de 1 bilhão, alem da cessão de espaço para construção de uma Escola para mais de 1.000 alunos.
O Serviço Social da Indústria (SESI), entidade pertencente à Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) foi contemplado com uma área de 33 mil m², onde funciona atualmente o Centro de Memória da Anglo. O local é conhecido como “Casa Grande”.
A nova escola terá capacidade de 1.200 vagas, compreendendo os ensinos Infantil, Fundamental I e II, e Ensino Médio. A instituição irá ainda adequar as demais instalações para ofertar, no tempo complementar da escola, aulas de dança, música e teatro do SESI Cultura. Serão 13,5 milhões em investimentos para construção. A abertura deve acontecer em 2026.
O presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, disse que a Escola SESI Nova Lima será a oportunidade para que os nova-limenses continuem fazendo parte desta história da instituição.
O SESI tem atualmente 21.308 alunos matriculados, dentro das 39 unidades espalhadas por Minas Gerais. Os alunos estão em uma escola que impulsiona o seu protagonismo, com uma formação ética e de valores humanos. Além de proporcionar o desenvolvimento tecnológico e digital, que, de um jeito também divertido, os preparará para o futuro.
Flávio Roscoe
O prefeito João Marcelo Dieguez pontuou necessidade de se aplicar o desenvolvimento sustentável, “mesmo tendo a mineração como propulsor econômico há quase dois séculos e, ao mesmo tempo, mais da metade do território do município preservado e com um Índice de Desenvolvimento Humano de destaque no cenário nacional”, afirma João Marcelo.
Dieguez aponta que o SESI vai somar seus projetos aos já executados pelo município como das Escolas de Tempo Integral e Bilíngue, além escola pública de programação e robótica do Brasil. “Tudo isso se soma na busca pela diversificação econômica do município, aponta.
O presidente da AngloGold Ashanti na América Latina, Marcelo Pereira, ressaltou a importância de se completar 190 anos olhando para o amanhã. “Nossos investimentos reforçam nosso compromisso com o futuro, em busca de resultados baseados sempre na sustentabilidade. Ao mesmo tempo, é muito simbólico fazer isto neste lugar que nos hospedou por tanto tempo e, agora, segue para o maior legado que pode existir: educação de qualidade para alunos de Nova Lima e região”, afirmou.
Com o investimento de R$ 1,1 bi, anunciado para 2024, a empresa reforça suas operações no Brasil, com avanços tecnológicos, em equipamentos e frotas, novas frentes de desenvolvimento de lavra e pesquisa mineral.
Zema também aponta para o desenvolvimento da cidade com os investimentos
O governador Romeu Zema parabenizou a empresa por sua longevidade e sobretudo pelo importante papel para o desenvolvimento do Estado.
Minas Gerais se orgulha de ser a casa de uma empresa tão sólida e que busca novas formas de crescer de maneira sustentável e inclusiva. Iniciativas como as da AngloGold Ashanti são um exemplo de que a mineração pode ser realizada de forma responsável, em prol do desenvolvimento econômico e social de nossa população.
Zema, governador
Região será polo cultural e de economia criativa
Na mesma região da escola do SESI Nova Lima, a AngloGold Ashanti está promovendo, haverá um processo de revitalização e urbanização para usos múltiplos pós-mineração, com amplo viés de valorização do patrimônio histórico-cultural que prevê a transformação da antiga área industrial em centros culturais, locais de convivência, áreas verdes, comércios, serviços, moradias, entre outros. O Nova Vila, cujo 25% do espaço total será destinado a área de preservação da Mata Atlântica, ainda terá locais para a prática de esportes ao ar livre, atividades voltadas para a inovação na indústria, ações de educação e economia criativa, além de uma solução logística para a região central de Nova Lima.
AngloGold Ashanti
O grupo AngloGold Ashanti tem sede em Londres, no Reino Unido, e atuação em nove países, com 10 operações. Empresa de capital aberto, suas ações são negociadas nas Bolsas de Valores de Nova Iorque (Estados Unidos), Joanesburgo (África do Sul) e Gana. No Brasil, a empresa possui minas e plantas metalúrgicas e de beneficiamento nos estados de Minas Gerais e Goiás.
Em 2023, a produção de ouro da AngloGold no Brasil foi de 338 mil Oz (10,5 tons). Com cerca de 8,3 mil empregados diretos e indiretos, as operações brasileiras respondem por cerca de 13% da produção global de ouro do grupo. Também estão entre as mais avançadas do mundo no campo da tecnologia de mineração, pela excelência dos equipamentos e processos utilizados e pelo desenvolvimento de soluções de engenharia, com foco em segurança e na prática de uma mineração responsável e de menor impacto possível ao meio ambiente.