Cidade já registrou 115 casos confirmados de Dengue e três de Chikungunya
Números é quase quatro vezes maior que do ano passado.
Diante do cenário de crescimento das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypht em todo país, devido ao período mais seco, em que a água parada se torna mais comum, Nova Lima também tem tendências positivas de evolução.
Dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG),apontam somente nos quase seis meses desse ano, a cidade já registou 115 casos de dengue e outros três de chikungunya. Os dados são do último dia 24.
Para se ter ideia do avanço do Aedes este ano e consequentemente as doenças, menos de um mês antes, no dia 27 de abril, eram 73 casos de dengue e dois de chikungunya, ou seja, 42 novos casos num período curto.
Números quase quadruplicaram de um ano pro outro
Se comparado ao mesmo período do ano passado, o número é quase quatro vezes maior. Até o final de maio de 2021, eram somente 36 notificações de dengue para o município.
Doença pode levar a morte
O vírus da dengue é transmitido pela picada da fêmea do Aedes, mosquito diurno que se multiplica em depósitos de água parada acumulada nos quintais e dentro das casas. Neste ano, 32 bairros tiveram amostras positivas para larva e 19 estão em estado de atenção pelo alto número de possíveis criadouros.
Em alguns casos, a ausência de sintomas faz com que a doença passe despercebida; em outros, ocorrem complicações graves que podem levar a óbito, como a dengue hemorrágica. De forma mais simples, os sintomas se assemelham aos da gripe. Mais grave, caracteriza alterações da coagulação sanguínea.
Principais sintomas da dengue clássica
Nos adultos, a primeira manifestação é a febre alta (39ºC a 40ºC), de início repentino, associada a dor de cabeça, prostração, dores musculares (nas juntas e atrás dos olhos), vermelhidão no corpo, coceira.anorexia, náuseas, vômitos e diarreia.