A Prefeitura de Nova Lima, treinou pelo menos 12 pessoas para atuarem como brigadistas em ocasiões de incêndio, comuns nessa época de tempo seco.

Segundo o Executivo Municipal, os servidores têm formação e experiência como Bombeiro Civil e vão facilitar o controle dos incêndios fazendo os primeiros atendimentos no local, evitando que o fogo se alastre, até a chegada do Corpo de Bombeiros Militar.

O período seco é propício para o surgimento de focos de incêndio, que afetam não somente as matas, mas interfere na qualidade do ar, aguçando ainda mais doenças respiratórias. 

Com a baixa umidade relativa do ar, aumentam os focos de incêndio florestal. Para enfrentar os efeitos do período típico de tempo seco, até agosto, a Prefeitura criou uma brigada de incêndio própria, cuja função é garantir uma resposta rápida no combate aos pontos de queimada.

Defesa Civil Municipal (DCM)


As ações serão coordenadas pela Defesa Civil Municipal (DCM) e abrange a Secretaria de Obras, Educação, Saúde, Segurança e estarão aptos a atuar em ocorrências de qualquer natureza tanto em áreas de mata quanto urbanas.

O grupo também realizou o mapeamento do território municipal e acionou donos de terrenos vagos para limpeza, evitando o acúmulo de vegetação seca.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *