Cidade passa a ter unidade avançada para atendimento do SAMU
Nova Lima recebe a partir desta segunda-feira (24), uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), com estrutura melhor e mais capacitada para atendimentos de alta complexidade, que inclui dois médicos.
A USA (Unidade de Suporte Avançado) é composta por médico emergencista, enfermeiro emergencista, condutor socorrista e um médico como referência técnica e funciona como uma UTI móvel, equipada com monitor multiparâmetros, ventiladores mecânicos, bombas de infusão, medicações específicas (como trombolíticos essenciais para pacientes com infarto agudo, entre outros). Os equipamentos servem também para imobilização, intubação e atendimento a vítimas de trauma, parturientes, grandes queimados e outros casos emergenciais.
Com a implantação da USA, pessoas que sofrerem acidentes graves em Nova Lima poderão ser atendidas com mais agilidade pelo SAMU. Até então, a dependência de uma equipe da USA que se deslocava de outro município ocasionava, muitas vezes, demora no socorro às vítimas.
Secretaria de Saúde de Nova Lima
A nova estrutura somará com a Unidade de Suporte Básico (UBS) já existente no município, que atende casos de pequena e média complexidade, com uma equipe formada por técnicos de enfermagem.
Atendimento é feito via central de regulação
O SAMU em Nova Lima é regulado pela Central de Regulação Médica de Urgências e Emergências de Belo Horizonte. Quando contactados via 192, inicialmente o solicitante passa pela equipe técnica que auxilia a regulação médica, responsável por coletar dados como endereço da ocorrência e ponto de referência.
Após o levantamento, a ligação é encaminhada ao médico regulador, que analisa clinicamente o relato descrito. Por isso é importante que a pessoa que fizer a ligação esteja próxima da vítima. Esse profissional fornece as primeiras orientações e, caso seja necessário, desloca uma unidade para realizar o atendimento.