Cidade registrou 85 casos de dengue e um de chikungunya somente na primeira metade do mês

0

Ilustração Aedes/Reprodução Internet

A chuva, além de trazer transtornos estruturais, pode contribuir para a reprodução do Aedes Aegypht, responsável pela transmissão de várias doenças que causam gravidade e morte, entre elas a Zika, caso população não fique atenta e cuide de casa e do quintal.

Nova Lima vive um momento complexo. Somente nos 15 primeiros dias desse ano, 85 casos de dengue confirmados, além de uma notificação de chikungunya. Para se ter uma ideia da gravidade, foram 72 novas confirmações entre os dias 8 e 15, ou seja, uma semana.

O quadro é alarmante em alguns bairros como Retiro e Olaria. Uma fonte confirmou ao Portal, que agentes de endemias localizaram 40 casas com focos do mosquito em dois dias de ação, que foi no sábado e domingo, 6 e 7, respectivamente.

Na semana seguinte, os agentes percorreram os bairros Cristais e Chácara dos Cristais. Entramos em contato com a prefeitura para verificar os números e ações para mitigação, mas não obtivemos retorno até o momento publicação.

Nova Lima registrou aumento de 915% de casos de dengue no ano passado

A tendência de aumento, principalmente no verão, é seguida pelo país e preocupa os setores de saúde, devido a explosão de casos. O município teve alta extremamente considerável em um ano.

O crescimento chegou na marca de 915% no ano de 2023, já que 2022 foi finalizado com apenas 190 casos notificados ao estado. O ano passado fechou com 1307 confirmações de dengue e 23 de Chikungunya. No ano anterior foram só 9 notificações.

Os cuidados para barrar a proliferação são rápidos e tem que se tornar cotidiano nas casas, com a verificação da caixa d’água e se está bem tampada; virar ao contrário recipientes que acumulam água como garrafas; tampar lixeiras; areia nos pratos de plantas; recolhimento em lixos quintal; limpeza de calhas; cobertura de piscinas, tapar ralos; limpar bandeja externa da geladeira, vasilhas dos bichos de estimação, bandeja coletora de água do ar-condicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *