Cidade tem 210 candidatos a vereador para a eleição deste ano
Todos os 10 atuais parlamentares estão na disputa de reeleição. Serão 14 candidatos por vaga.
Com o processo eleitoral caminhando e já liberada a campanha nas ruas com caminhadas, panfletos, bandeiras e comícios, o Tribunal Superior Eleitoral contabiliza 210 registros de candidaturas para vereador na eleição municipal em Nova Lima.
Para disputa ao Legislativo, serão eleitos 15 candidatos, já que foram aprovados aumentos de cadeiras na Casa. São 14 candidaturas por vaga. Aproximadamente 55 mil votos válidos estão previstos.
Número de candidatos é menor que a última eleição
Em 2020, foram 253 registros, de acordo com os dados do TSE, ou seja, 43 a menos que a atual disputa. Os votos válidos somaram 52.544. Juliana Salles foi a mais votada pelo pleito com 2.078 votos.
O número menor de registros pode ter a ver com as federações partidárias, sendo (PT, PV e PCdoB), (Cidadania e PSDB) e (PSOL/Rede). Neste caso, ao invés de cada partido lançar as seus candidatos, a federação reúne todas as candidaturas.
Disputa para reeleição abrange 10 atuais mandatários
Todos os vereadores da atual legislatura estão buscando permanecer na Câmara Municipal. (Anisinho, Álvaro Azevedo, Juliana Salles, Claudinho Valle, Thiago Almeida, Zelino, Danúbio, Boi, Silvânio e Viviane Matos) estão na disputa novamente.
Somente Álvaro (Avante), Claudinho (Progressistas), Silvanio (PSD) e Viviane (União Brasil) permanecem no mesmo partido em que foram eleitos.