Cidade terá mutirão de testagem para hepatites virais na próxima segunda
Procedimento é sigiloso, e o resultado fica pronto em até 30 minutos.
A Prefeitura de Nova Lima realiza na próxima segunda-feira (17), um mutirão de teste rápido para hepatites virais B e C, das 9h às 15h, no Centro de Testagem e Aconselhamento do Serviço de Atenção Especializada (CTA-SAE), que fica na Policlínica Municipal, no centro.
A ação faz parte da campanha Julho Amarelo, que tem a finalidade de reforçar a conscientização para prevenir e controlar as infecções virais no município. O CTA é a unidade de referência para a prevenção e tratamento das ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis),
O serviço de testagem gratuita para essas e outras infecções, como sífilis e HIV, está disponível o ano todo, nas segundas, terça, quintas e sextas-feiras, das 7h às 15h, e às quartas-feiras, das 9h às 15h. Não é necessário agendamento e o resultado, sigiloso, fica pronto em 30 minutos. Também é possível fazer o teste nas unidades básicas de saúde, nesse caso, por meio de agendamento prévio.
Hepatites virais
Podem ser causadas por cinco tipos de vírus – A, B, C, D e E – que infectam as células do fígado, causando inflamação. Quando não descoberta precocemente, pode levar à cirrose (doença crônica do fígado), ao câncer e até à morte.
Existe tratamento para as hepatites B e C disponíveis no SUS. A hepatite C tem possibilidade de cura em mais de 95% dos casos, se descoberta precocemente, e o tratamento iniciado o mais breve possível.
Formas de transmissão
Hepatite A – por meio de água e alimentos contaminados;
Hepatite B – relações sexuais desprotegidas ou compartilhamento de utensílios contaminados com sangue; ou da mãe para o filho, no momento do parto;
Hepatite C – relações sexuais desprotegidas ou compartilhamento de utensílios contaminados com sangue;
Hepatite D – ocorre apenas entre pessoas infectadas pelo vírus da Hepatite B e a transmissão exige o contato com sangue infectado;
Hepatite E – pode ocorrer por meio de água e alimentos contaminados.
Acima de 40 anos
As pessoas que têm 40 anos ou mais devem fazer o teste rápido de hepatite C. Isto porque, antes de 1993, não existiam normas rígidas para esterilização de instrumentos utilizados em clínicas, hospitais e demais unidades de saúde. O vírus da hepatite pode ficar incubado por até 30 anos.
Vacinação
Atualmente, o SUS disponibiliza vacinas para hepatites A e B, que garantem proteção contra essas infecções. A vacina contra hepatite A está disponível para crianças de 15 meses a 5 anos incompletos. Já a vacina contra a hepatite B pode ser tomada por todas as pessoas, sem limite de idade. Para se imunizar, o cidadão deve procurar a UBS de referência.