Cidade terá transporte gratuito no próximo domingo
Diversas cidades no país também vão acompanhar medida que tem respaldo do STF.

Parte interna de ônibus da Via Ouro, concessionária do transporte municipal. Arquivo/Portal
A Prefeitura de Nova Lima confirmou que no domingo, dia 30, dia em que será realizado o segundo turno da eleição presidencial no estado, a passagem do sistema municipal (Via Ouro) será gratuita e com horários de sábado, para melhor absorção do público.
Além dos horários de sábado, algumas linhas vão ter reforço no quadro de horários , rodando com mais frequência.
No primeiro turno, realizado no dia 3, a medida já tinha sido tomada pelo prefeito João Marcelo (Cidadania), sob argumento de que “é importante garantir acesso a todos, pra que possam ir votar com comodidade e economia”.
Respaldo do STF
Na semana passada, a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou a favorável a uma ação do partido Rede Sustentabilidade, que considerou o transporte uma garantia constitucional do direito de voto. A decisão, em caráter de recomendação, autoriza prefeituras e empresas concessionárias a oferecer, de forma gratuita, serviço de transporte público no segundo turno da eleição.
Zema se declara contra gratuidade
Reeleito no 1° turno, o governador Romeu Zema (NOVO), afirmou em entrevista ao Jornal Folha que é contra a medida e que qualquer ação que fuja à normalidade poderia ser suspeita por parte das prefeituras. “Já expressei a minha opinião. É uma decisão municipal, mas a nossa orientação é essa: que se trabalhe na véspera e no dia da eleição como se trabalha o resto do ano. Se alguém está trabalhando diferente, gera suspeita”, afirmou o governador. Ele negou porém que vai pedir aos prefeitos que não adotem a bilhetagem gratuita.
Belo Horizonte e Contagem, na Região Metropolitana também já anunciaram a gratuidade no domingo.