Cidades decretam situação de emergência por conta das chuvas

0

O governo federal ainda precisa reconhecer os decretos para liberar recursos.

Raposos após as chuvas de Janeiro de 2022. Arquivo Portal.

Com a decisão, os municípios podem ter acesso a recursos federais de forma facilitada, fazer compras emergenciais sem licitação e ultrapassar as metas fiscais previstas para custear ações de combate à crise.

Em Nova Lima e Rio Acima, os decretos foram assinados neste domingo (9), por conta da cheia do Rio das Velhas e estragos causados. Já em Raposos, a situação de calamidade foi decretada neste sábado (8).

Com a decretação de emergência e calamidade, além de acesso mais fácil a recursos, fica a cargo das Defesa Civil Municipal (DCM) a concentração de esforços para mitigar os efeitos da crise com os demais órgãos governamentais e de ajuda humanitária, a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre com o objetivo de facilitar as ações de assistência população afetada. Fica permitido “os agentes de DCM, diretamente responsáveis pelas ações de resposta aos desastres, em caso de risco iminente, penetrar nas casas, para prestar socorro ou para determinar a pronta
evacuação e utilizar propriedades particulares, no caso de iminente perigo público”, afirma os textos.

Neste domingo, o CBMG fez o resgate de pessoas ilhadas em Bicalho, Santa Rita e também Raposos. Foram resgatadas 21 pessoas em Raposos e algumas vítimas se recusaram a sair de suas residências de. O números em Nova Lima não foram divulgados. Até o início da noite órgãos de segurança e voluntários trabalhavam na ação.

A chuva deu uma trégua por algumas horas, o que ajudou a abaixar o nível nos locais atingidos.

Na MG-030, há diversos pontos de interdição, pistas funcionando em mão dupla . A prefeitura de Nova Lima pede que a toda rodovia seja evitada no período chuvoso.

As pontes de acesso em Raposos estão interditadas. Mais de 300 famílias foram atingidas.

Em Rio Acima, a ponte principal também está interditada desde a noite deste sábado. A água do Rio abaixou, porém ainda fora da normalidade e está mantido o estado de alerta para o município.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *