Foto/ Arquivo pessoal

No último sábado (7), chamou atenção dos nova-limenses, a apresentação aérea do helicóptero da polícia, que acompanhou o tradicional desfile cívico. Aeronave é tripulada por nova-limense, que falou ao Portal da sua história e da emoção em sobrevoar a cidade.

Rafael Vita Lopes Dias Alencar, de 37 anos, conta que ingressou na corporação em 2016 e atuou nas delegacias regionais, como investigador. Já em 2019, começou a a se preparar para pilotagem através de cursos e desde 2021 integra a Coordenação Aerotática (CAT), ligada a Coordenadoria de Operações Estratégicas (COE) e atua em todo estado.

Segundo Vita, desde criança ele já gostava de aviação e tinha sonho de pilotar pelos ares, que foi aguçada quando ele tinha 15 anos e houve o pouso helicóptero da PM na cidade em uma ação, que deu a e a oportunidade de conhecer a estrutura.

Sempre achei muito bacana essa parte de aviões, aquela fascinação de infância mesmo. Aos 27 anos ingressei na Polícia Civil e pude participar de operações que envolviam apoio aéreo e passei a conhecer mais sobre as ações aéreas da corporação. Em 2021 participei de um processo seletivo interno para co-piloto, onde e fui aprovado e hoje atuo em todo o estado, nas mais diversas ações.

O agente falou da emoção em poder sobrevoar na cidade, em uma data tão simbólica como é o 7 de setembro: “É muito bacana poder ver a cidade em que eu cresci de outra perspectiva, que pela data fica ainda mais especial, em uma atmosfera positiva”. Ele apontou ainda que o dia é ainda mais especial já que o trabalho da polícia é evidenciado para a população.

A Coordenação Aerotática (CAT) fica no Aeroporto da Pampulha, em BH e conta com dois helicópteros e dois aviões, usados para as ações policiais, transporte de órgãos, resgates e atendimentos médicos e auxílio em queimadas ambientais. Rafael participou do combate a um recente grande incêndio na Serra do Cipó.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *