Com vitória também em Nova Lima, Lula é eleito Presidente da República

0

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito na noite deste domingo (30) para Presidência, a partir de 1°de janeiro, com mandato de quatro anos. A disputa terminou agora a pouco. Em Nova Lima, ele venceu com 51,13% (30.489 votos) e Jair Bolsonaro PL com 48,87% (29.146), disputa acirrada assim como cenário nacional,

Seus governos marcaram consolidação de programas sociais, reconhecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) como iniciativas que possibilitaram a saída do país do mapa da fome. Lula foi considerado um dos políticos mais populares da história do Brasil, já que saiu com aprovação de 80%.

Lula assumirá seu terceiro mandato como Chefe da República, com Geraldo Alckimin de vice. Seus dois mandatos anteriores foram entre 2003 e 201. Luiz Inácio Lula tem 77anos e é natural de Garanhuns, no estado de Pernambuco. Sua carreira política começou em São Paulo. Metalúrgico, se tornou sindicalista e ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores (PT) em 1980, no período da redemocratização. Se elegeu em 1986 deputado federal pelo estado de São Paulo com votação recorde. Em 1989 disputou pela primeira vez à presidência da República, perdendo no segundo turno para Fernando Collor de Mello. Foi candidato a presidente por outras duas vezes (94) e em (98), perdendo ambas as eleições no primeiro turno para Fernando Henrique Cardoso. Em 2002, derrotou José Serra (PSDB) no segundo turno. Na eleição de 2006, foi reeleito ao superar Geraldo Alckmin no segundo turno.

Em 2017, foi condenado em primeira instância, no âmbito da Operação Lava Jato, pelo juiz federal Sergio Moro, a nove anos e seis meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro. Com a confirmação da sentença durante o processo de apelação, foi preso em abril de 2018 e libertado após a decisão do STF, definindo que a execução das penas devem ocorrer somente com o trânsito em julgado da sentença. Nos anos seguintes, diferentes decisões da Suprema Corte restauraram seus direitos políticos, bem como anularam suas condenações na Lava Jato, com Moro sendo declarado incompetente e suspeito.

Lua assume com uma nova crise. Números da ONU mostram que não ter comida todos os dias na mesa é um problema que afeta gente no mundo todo. No ano passado, 828 milhões de habitantes do planeta passaram fome. Pelo levantamento, o Brasil está pior do que a média global. A porcentagem de pessoas em insegurança alimentar moderada e grave é mais alta aqui.São 61 milhões de brasileiros que enfrentaram dificuldades para se alimentar entre 2019 e 2021; 15 milhões deles passaram fome. A pesquisa faz uma média do que aconteceu durante três anos. Entre 2014 e 2016 eram menos de 4 milhões em insegurança alimentar grave.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *