Comando da GCM seguirá o mesmo

Na foto: André Luís Sousa (CMT) e o subcomandante Odirlei
Importante braço para a segurança pública local, a Guarda Civil Municipal (GCM) terá seu comando mantido para a nova gestão do prefeito João Marcelo Dieguez (Cidadania), que já fez mudanças na Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana.
André Luis Sousa segue como comandante da corporação e ao seu lado, o subcomandante Odirlei Antônio. Eles estão juntos nas funções desde 2020, quando se iniciou o primeiro mandato de Dieguez. Luis Sousa é formado em Processos Gerenciais e Gestão de Trânsito. Odirlei tem formação em Gestão Ambiental e Sustentabilidade.
Durante os últimos quatro anos, houveram mudanças significativas na GCM, como a nova sede da corporação, melhora e ampliação do armamento e novos equipamentos a serviço como um drone e um concurso, que deve dobrar a capacidade de atuação ainda neste ano.
Houve também aqui de novas viaturas, novos equipamentos, tecnologia em videomonitoramento (CIAP), novo regulamento e plano de carreira, formação de instrutores de arma e tiro, formação de agentes de trânsito, criação do Procedimento Operacional Padrão, planejamento estratégico aprovado pelo Exército, alem da criação do Projeto Guarda nos Bairros, Projeto Guarda e Comercio, Operação Hora Um, construção da sede Vila da Serra e as bases comunitárias que serão instaladas bairros e espaços públicos.
Outras mudanças na secretaria
Dois agentes da Guarda devem ocupar cargos de chefia. São eles: Francisco Lourenço será Diretor de Trânsito. Ele já ocupou o comandado da tropa. Cláudio Rodrigues será Diretor de Defesa Social.
Essas diretorias compõem a estrutura da secretaria e dão as diretrizes para os seus respectivos setores na cidade.