Comando da PM fala das ações preventivas em escolas e pede cautela com notícias falsas divulgadas na internet
“Vamos fazer o que há melhor do nosso estado, trabalhar com a prevenção a prevenção”, afirmou subcomandante local da PM
Diante de casos de violência no país como o que matou quatro crianças em Blumenau, Santa Catarina, as forças de segurança da cidade e região se mobilizam em ação ostensiva de proteção aos prédios escolares, com intuito de coibir atos parecidos. Em Raposos, uma ameaça mobilizou o serviço público nesta segunda (10).
A Polícia Militar lançou ontem a Operação de Proteção Escolar, de natureza preventiva com intenção de ampliar e fortalecer a rede de proteção às unidades de ensino públicas e privadas no estado”. As ações visam ampliar a presença policial no entrono das unidades de ensino e também internamente, com palestras e a aplicação do Proerd.
Em Nova Lima, o subcomandante da unidade, Capitão Negrão, conversou com o jornalista Luis Dutra detalhou as ações locais e afirmou que “a partir de ontem, dia 10, a PM deu início a Operação de Proteção Escolar em todo estado, para aumentar a sensação a segurança e a prevenção criminal. Todas as escolas serão atendidas e visitadas pela Polícia Militar, com policiamento no entorno dessas unidades e também no interior, e não deixando de lado o trajeto para chegada e saída do colégio.
O Capitão pediu ainda atenção em conteúdos que circulam na internet, principalmente pela veracidade das informações. As chamadas Fake News . “Nós lembramos sempre isso, para que as pessoas e toda comunidade escolar não se pautem por Fake News. O grande risco de se pautar por notícias falsas é a insegurança que se gera na sociedade“, como vem acontecendo atualmente, inclusive com perfis de ameaças em Nova Lima.
Dessa forma a gente busca fortalecer as redes de proteção que existem nesses lugares. A PM já faz rotineiramente esse policiamento, com o Proerd, Patrulhamento Escolar. O que estamos fazendo é reforçar realmente o policiamento no ambiente escolar.
Capitão Negrão, da PMMG
Caso haja dúvida, alguma atitude suspeita na porta de colégios, ligue para os canais de segurança pelo 190 (PM), 181 (Disque denúncia), a Guarda Civil Municipal (153).
Já a Guarda Civil Municipal intensificou o patrulhamento nas unidade escolares e também a presença interna. Com relação aos perfis fakes e ameaças em redes sociais, a Polícia Civil diz que monitora as ações e tem investigado a autoria por meio da Delegacia de Crimes Cibernéticos.