Comunidades no entorno do Rio das Velhas devem se manter em estado de alerta neste domingo
Em Rio Acima, prefeito afirma não haver perigo de transbordamento, mesmo com previsão de mais chuvas intensas.
Neste sábado (7), a chuva deu uma trégua em toda região, o que acalmou os ânimos das Defesas Civis de Nova Lima, Raposos e Rio Acima, inclusive com recuo no nível do rio. A volta da chuva forte durante a noite voltou a preocupar os órgãos. Raposos foi afetada por Rio fora da calha.
Em todas as três cidades, os prefeitos acompanham de perto a situação. Em Nova Lima, João Marcelo se pronunciou às 9h, direto de Bicalho. “O Rio das Velhas atingiu o nível máximo às 5h da manhã, quando atingiu 4,58m e com a estiagem da chuva estamos agora com 4,48m, ainda estado de alerta, significativo. É importante que todos continuem acompanhando as informações da Defesa Civil”, afirmou o prefeito ao lado do do vice Diogo Ribeiro e do Coordenador local da DCM, Robson Silveira.
Agora a pouco, foi emitido um alerta para chuvas de até 100mm, para todo o dia de hoje, válido até amanhã de manhã.
Raposos registra Rio fora da calha
Terceira cidade a receber a água do “das Velhas”, o município registrou transbordamento leve do mesmo na noite deste sábado, dia 7. Somente as ruas do entorno foram atingidas. Hoje pela manhã, novas imagens foram captadas por moradores e encaminhadas para nossa equipe.
Na medição de 7h17, eram 4,98m, sendo 5m início de inundação calha.
Não há ninguém afetado ou desalojado no município neste momento, de acordo com a prefeitura, através da Assessoria de Comunicação. Neste momento também não há registro de ruas alagadas.
Rio Acima
Em Rio Acima, o prefeito Felipe Gonçalves (PDT), postou às 10h, nas suas redes sociais que por lá, o rio está em 4,42m e abaixando. Nas palavras do mesmo “sem risco de transbordamento” e que “não há necessidade de desocupação das áreas mais baixas”, como orientado neste sábado e diante do cenário de mais chuvas.