Consórcio responsável por requalificação da iluminação pública já pode começa a atuar na cidade
O prefeito João Marcelo Diegues, assinou nesta quarta- feira (26), o contrato da concessão administrativa para prestação dos serviços da Parceria Público-Privada (PPP) da Iluminação Pública, com a promessa de modernização e instalação de novas tecnologias para a rede.
O consórcio é formado por quatro empresas, que terão prazo de 120 dias para assumir o serviço, que vai começar pela manutenção e operação e em seguida da modernização. Na fase de modernização estão previstos, por exemplo, serviços como a troca de lâmpadas obsoletas pelas de LED, adequação da altura e posição dos postes, e a implantação da telegestão nas vias de acesso rápido da cidade, permitindo o controle remoto destes pontos.
Fases da operação
A concessionária será responsável pela e manutenção de todo o parque no início da gestão. Já na fase de modernização, as substituições e adequações serão iniciadas, bem como a instalação dos novos pontos, tanto em áreas ainda não atendidas por iluminação pública, quanto para suprir as necessidades decorrentes de uma futura expansão do município.
Com a implantação da tecnologia de telegestão nas vias de acesso rápido, que também consta no projeto, o operador da rede consegue saber exatamente a localização de cada ponto de luz, recebendo instantaneamente informações sobre seu desempenho ou possíveis falhas no equipamento, providenciando a manutenção de forma mais ágil. Está prevista ainda a possibilidade de serem contemplados serviços acessórios para tornar a cidade mais inteligente, como wi-fi gratuito no município e câmeras de segurança.
Para o Prefeito João Marcelo Dieguez, a PPP é uma alternativa moderna de gestão, mais eficiente para atrair mais investimentos para a cidade, sobretudo em infraestrutura. “A PPP é um importante passo que damos rumo a uma nova forma de encontrarmos soluções para os desafios de infraestrutura que temos como gestores públicos numa cidade territorialmente muito ampla, como é Nova Lima. É um dos passos para a Nova Lima 2040, a cidade que queremos para daqui a menos de duas décadas e que vislumbramos mais tecnológica, inovadora, turística e criativa, graças aos movimentos que estamos realizando, desde o início de nossa gestão”, ressaltou.
Redução de custos ao lingo do tempo
Segundo o Executivo Municipal, durante o prazo de concessão de 13 anos, será possível a redução de mais de 50% no valor da conta de luz paga pelo município. A modernização custará aproximadamente R$ 384 mil mensais por parte da Prefeitura, a ser paga conforme o índice de desempenho e cumprimento contratual da Concessionária.
É importante ressaltar que os valores a serem pagos à Concessionária são oriundos da arrecadação da Contribuição de Iluminação Pública (CIP), recursos estes que, conforme previsto em lei específica, só podem ser gastos com serviços de iluminação pública.
Prefeitura de Nova Lima
Manutenção ainda está com empresa vigente
Até que a concessionária assuma completamente o sistema, para reportar necessidade de manutenção como lâmpadas apagadas, lâmpadas acesas durante o dia, ou lâmpadas intermitentes, o cidadão pode entrar em contato pelo telefone 08000331825 / pelo whatsapp 31 992220496 / ou pelo e-mail vagalumeatendimento@gmail.com.