Defesa Civil coordena ações preventivas para o período chuvoso
Com o período chuvoso se aproximando, a Defesa Civil Municipal (DCM), está desencadeando uma série de ações, para mitigar efeitos contrários do período e colocando em prática, o que aponta o Plano de Contingência regional.
Os agentes estão percorrendo áreas onde estão instalados pluviômetros (que captam os níveis de chuva), além da barragem B3, no Ribeirão dos Cristais, que contém o volume que corre nas galerias da Avenida José Bernardo de Barros.
Esta iniciativa iniciada reforça o compromisso da administração com a proteção da população e o planejamento estratégico, visando garantir uma resposta rápida e eficiente em situações de risco neste período de chuvas.
Medidas preventivas
Segundo a prefeitura, estão em andamento diversas obras de contenção em áreas de risco, além da limpeza constante de bocas de lobo, canais de drenagem e pontos de acúmulo de água, para reduzir os riscos de alagamentos, penetração e outros transtornos que podem ser agravados durante o período de chuvas intensas.
Nesta semana, antes de sair de férias, o prefeito João Marcelo se reuniu com membros da ponta do Plancon para orientar a atuação do grupo.
Plano de Contingência: Integração entre os órgãos públicos e eficiência em respostas para desastres
Criado e implementado em 2022, o plano estabelece diretrizes para ações preventivas, emergenciais e detalhadas, como a atuação de cada órgão envolvido em casos de desastres naturais, como penetrações de terra, enchentes e outros eventos críticos.
O objetivo é garantir uma resposta ágil e eficiente, minimizando os danos e protegendo vidas, integrando diversas secretarias municipais, a Defesa Civil, equipes de saúde, assistência social e infraestrutura.
Treinamento e Simulado: Garantindo eficiência na prática
Agentes públicos envolvidos no Plancon, receberão, na primeira semana de novembro, um grande treinamento com todos os membros do plano. Logo após o treinamento, será realizado um simulado.