Defesa Civil de Nova Lima deve compartilhar experiências com órgão de Pernambuco, no Recife

0

A ideia central do encontro é a troca de técnicas regionais e aprimoramento de ações.

Armando Hideu, Robson Silveira e William Silva, membros da Defesa Civil Municipal

O Portal inicia nesta semana, uma série de reportagens especiais que tratam da Defesa Civil Municipal (DCM), órgão essencial para as cidades, diante de um cenário climático cada vez mais conturbado, diante das mudanças provocadas em boa parte pelo aquecimento global, com climas severos e por muitas vezes catastróficos.

Nesta segunda-feira (10), vamos falar da ida de uma delegação, formada por servidores do órgão, que embarcam hoje para o Recife, em Pernambuco, no Nordeste do país, que enfrenta alto volume de chuva nos últimos dias, 12 cidades da Zona da Mata já decretaram emergência, com 2.862 pessoas de 756 famílias. Desse total, 656 famílias estão desalojadas e 101 desabrigadas.

Serão quatro servidores, três deles conversaram com a nossa equipe (foto), além do servidor Jonas, em viagem de três dias, com visitas agendadas para o Centro de Operações, que monitora a cidade e contribui no trabalho preventivo.

De acordo com o Coordenador da DCM, Robson Silveira, o “Tijolinho”, a demanda de buscar conhecimento fora da cidade foi do prefeito João Marcelo, que tem buscado efetivar ações para que o órgão esteja preparado para agir em caso de necessidade. Recife é referência nacional em casos de críticos de chuva.

“O governo achou interessante que fossemos buscar lá um melhor engajamento, saber se estamos a frente deles em algum ponto, ou a diferença no trato da questão”, aponta Silveira.

O Diretor de Diretor de Gestão de Risco e Desastres, William Silva, que integra a comitiva, aponta que os agentes devem percorrer as áreas de risco do município, que na semana passada inclusive teve desmoronamento de prédio que matou sete pessoas.

“Vamos voltar de lá com experiências aplicáveis aqui, com certeza. Mas isso mostra que Nova Lima saiu de uma Defesa Civil pouco atuante, para o primeiro lugar no estado, a nível de estrutura, capacitação das pessoas que trabalham aqui hoje”, já que além da viagem, a DCM foi contemplada com uma caminhonete 4X4, por meio do chamamento público que cadastrou os membros locais para irem ao Recife. O reconhecimento vem também do Ministério Público e outros órgãos de controle no estado de Minas.

Carro recebido através do chamamento público

Nossa intenção é que isso não finalize, mesmo após o fim desta gestão [João Marcelo], mas independente dos próximos prefeitos, ele deve manter e não deixar cair mais. Pegar experiência fora do estado mostra que aqui dentro [Nova Lima], a gente virou referência e vamos buscar também á nível federal.

Wiliam Silva

Segundo o Engenheiro Civil Armando Hideu, que é Assessor Especializado de Engenharia Geotécnica de Barragens de Mineração na Defesa Civil local, a Coordenadoria do Recife é referência nacional em gestão de riscos e desastres e que a viagem servirá como laboratório para troca de conhecimento técnico e informações.

A realidade deles como movimento de massas (deslizamentos por exemplo), inundações e alagamentos é grande e muito avançado. Diferente da gente que tem um avanço melhor com relação as barragens. Então vai valer essa troca de experiências.

Armando Hideu

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *