Defesa Civil Municipal pode perder mais da metade da frota de carros
Carros foram cedidos pela Vale através do PAEBM de duas barragens.
A mineradora Vale, deve retirar durante este mês e o de setembro, quatro dos sete veículos da Defesa Civil Municipal (DCM), usados também pela Brigada de Emergência e Combate a Incêndios Florestais. Recolhimento se deve pela descaracterização e menor nível de alerta em barragens na cidade.
O Portal apurou com exclusividade a informação e teve a confirmação por parte da mineradora, que informou que os carros foram disponibilizados por exigência do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM), em função da elevação do nível de emergência das barragens B3/B4 (nível 3) e Vargem Grande (nível 2).
Ainda de acordo com a Vale, como uma delas foi descaracterizada e o nível de outra abaixado, não será mais necessário a concessão dos carros para a DCM, conforme também aponta o plano. A proposta é que seja recolhido um veículo a cada 15 dias, com data para o começo ainda não revelada.
Os quatro carros significam pouco mais da metade da logística física da DCM, que conta atualmente com 7 veículos, sendo um deles um caminhão pipa, usado no controle de incêndios florestais. Os quatro carros a serem recolhidos são caminhonetes 4×4, usadas principalmente para acesso em áreas rurais e de difícil acesso.
Procuramos a prefeitura e fomos informados que “até o presente momento a Prefeitura não recebeu nenhum comunicado oficial da empresa acerca do recolhimento das viaturas cedidas pela Vale”.
Confira na íntegra a nota da mineradora Vale
“A Vale esclarece que os veículos disponibilizados à Defesa Civil de Nova Lima atenderam ao Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM), em função da elevação do nível de emergência das barragens B3/B4 (nível 3) e Vargem Grande (nível 2). Com a redução de nível da barragem Vargem Grande e a descaracterização da barragem B3/B4, essa demanda de empréstimo dos veículos está sendo encerrada. A empresa reforça o cumprimento à legislação e o apoio à comunidade e Defesa Civil do município de Nova Lima”.