Defesa Civil Nacional alerta para chuva forte e pede atenção em áreas de risco
Prefeitura diz que monitora Rio das Velhas que está em condições normais até o momento.
A Defesa Civil Nacional, alertou nessa segunda-feira (19) para o perigo de alto volume de chuva em todo estado. Risco geológico e de inundações é eminente entre hoje e quarta-feira, dias 20 e 21, respectivamente.
O comunicado feito pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, que recomenda aos moradores em áreas de risco que deixem suas casas e procurarem abrigo em casa de parentes.
“Aqueles que puderem, não durmam em suas casas. Aqueles que moram em áreas de deslizamento procurem casas de parentes, procurem se proteger. Nós não queremos nenhuma morte em Minas Gerais. Nós não queremos nenhum sofrimento no nosso Estado”, afirmou.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o risco é alto e de tempestades, o alerta é laranja.
O coronel Alexandre Lucas está no estado para acompanhar o quadro, diante da previsão de chuva “muito forte”. “É preciso que todas as pessoas adotem medidas de autoproteção porque a previsão de chuvas é muito grande, principalmente em áreas de risco, deslizamento e inundação. É preciso ficar atentos”, alertou.
Nesta segunda-feira, dia 19, durante a noite, a Defesa Civil Municipal (DCM) alertou para previsão de chuvas intensas, com possibilidade de pancadas com forte intensidade com risco de enxurradas, inundações e alagamentos urbanos também para esta terça e quarta.
Segundo o órgão, a DCM segue atenta as previsões e tem intensificado o monitoramento das áreas de risco e que durante a segunda (19) foram feitas várias medições no Rio das Velhas, que não apresentaram risco de inundação para as próximas horas.