Dia Internacional da Mulher será marcado por ações na cidade; PM e Polícia Civil realizam blitz educativa

0

Arquivo Portal

Neste dia 8 de março, em que se comemora o Dia da Mulher, estão sendo desencadeadas diversas ações de cunho educativo, em diversas partes do país. Eu Nova Lima a Polícia Militar (PM) e Polícia Civil (PC) realizam blitz educativa e com distribuição de rosas para a mulherada no centro da cidade.

As primeiras homenagens ocorreram dentro do quartel com a presença das militares que receberam as rosas das mãos do sub-comandante regional e do Inspetor da Polícia Civil, Tiago.

Capitão Negrão entrega rosas para militares e funcionárias.

Para o Capitão Negrão, subcomandante da região, destacou a importância da mulher nos trabalhos militares e frisou as diversas rotinas que a mulher abre mão para estar na segurança pública e dos desafios enfrentados diariamente.

A ação tem como objetivo marcar a data e conscientizar sobre a violência contra o público feminino e é realizada a pelo menos seis anos, sob a liderança do Sargento Luis, que destaca a importância do homem no enfrentamento diário.

Violência doméstica em Nova Lima

Dados levantados pela Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), coletados por base em ocorrências da Polícia Civil (PC), mostram que a violência doméstica se mantém constante anualmente desde 2020.

A amostragem mostra que em 2020 foram 799 casos, 712 em 2021 e em 2022, 695 mulheres sofreram algum tipo de violência doméstica.

Enfrentamento a violência

As polícias têm trabalhado para diminuir os registros. A PM conta atualmente com a Patrulha de Prevenção Doméstica, que atua tanto no atendimento da ocorrência, como no pós, já que mantém contato com as vítimas e monitora a situação. A patrulha participa também de discussões e ações, como o Centro de Atendimento Integrado a Mulher (CIAM), da Câmara Municipal, que acolhe as mulheres em vulnerabilidade.

Ja a Polícia Civil que tem na região uma Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM), montou nesta terça (7), uma operação para apreensão e de prisão em casos relacionados à violência contra mulher e lançou uma cartilha de Medida Protetiva e apresentação de ações a serem realizadas pelas durante o mês de março mas DEAM’s.

Mulheres no comando

Segundo apuração da nossa equipe, as mulheres estão no comando da Polícia Civil através das delegadas Karina Resende Oliveira Vorcaro (Regional) e Jéssica Novaes Miranda, titular da DEAM.

Tenente Jessica, comandante do Pelotão da região Norte.

Já na 1ªCia de Polícia Militar, um dos postos de comando é no Pelotão sediado na região Norte (Vila da Serra), comandado pela Tenente Jéssica.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *