Distrito de ‘Macacos’ tem simulado de emergência em barragens nesta quarta
A mineradora Vale, dando sequência ao Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM), obrigatório para estruturas de mineração, realiza nesta quarta-feira (27), simulado prático de emergência no distrito de São Sebastião das Águas Claras (Macacos), na região Noroeste.
Durante a ação, que começa às 10h, será liberado uma sirene e os moradores deverão se deslocar para os pontos de segurança instalados na região. O treinamento em parceria com a Defesa Civil Municipal (DCM) tem caráter preventivo e orientativo, de acordo com a Vale, que aponta estabilidade em suas estruturas: “não houve alterações nas condições de segurança das nossas estruturas e que elas são monitoradas 24 horas por dia pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG)”.
O simulado é para as estruturas B3/B4, 5-Mutuca, B6, B7, Taquaras e Capão da Serra e deverá ser cumprido pelos empregados próprios das barragens e para as seguintes comunidades em Macacos: parte dos residentes na região central, proximidades das ruas Nova Lima, Saudade, D. Maria da Glória e Beco Nova Lima e Condomínio Pasárgada: moradores da Alameda Felicidade e Av. Manoel Bandeiras (localizadas nas proximidades da Portaria 2) e da Rua São Luiz.
Haverá ainda interdição de três pontos na Estrada do Engenho, na região da Igrejinha, no Capela Velha e na AMG-160 de cerca de 20 minutos.
A Vale reforçou ainda que “a barragem B3/B4 encontra-se em fase de descaracterização”.