Duas mortes por dengue são investigadas na cidade; mais de 2 mil casos já foram notificados
A situação da dengue segue sendo um problema grave para Nova Lima e todo o país, com o estado de Minas inclusive com decretação de emergência pela situação alarmante de casos.
O volume cada vez maior preocupa o poder público que intensificou as ações de combate, incluindo fumacê nos bairros mais afetados. Chama atenção o número de internações, que totalizam 19. Além disso, duas mortes são investigadas em decorrência de complicações da doença.
Segundo dados da prefeitura, Nova Lima registra 2.367 casos de dengue notificados somente entre janeiro e a primeira metade de fevereiro. 292 casos já foram confirmados. o resultado do exame demora cerca de 30 dias.
Há ainda 17 notificações de Chikungunya e quatro confirmações.
Evolução
Um gráfico disponibilizado pela Secretaria de Saúde mostra como os números tem crescido aceleradamente. Em janeiro foram 1.151 notificações. No dia 8 de fevereiro eram 1.681 registros e agora 2.367. Foram 686 casos em uma semana.
Os criadouros mais comuns e que muitas vezes estão dentro dos domicílios, e que necessitam de cuidados dos próprios cidadãos, são os vasos de plantas, caixas d´água sem tela e recipientes inservíveis como garrafas e lixos que provocam acúmulo de água.