Ecotrilha dos Cristais é novo atrativo natural do CEA Anglo Gold Ashanti
Trajeto de 3,5 km permite experiência ao ar livre a Mata Atlântica.
A mineradora AngloGold Ashanti inaugurou nesta sexta-feira (28), a Ecotrilha dos Cristais, na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Mata Samuel de Paula, parte do Centro de Educação Ambiental (CEA) da empresa.
A trilha tem percurso de 3,5 km (ida e volta) e está localizado em meio à cidade e permeia o Monumento Natural Morro do Elefante, unidade de conservação ambiental, com bioma da Mata Atlântica e atrativos naturais como nascentes e abriga 510 espécies de plantas, mais de 220 espécies de aves, 45 de mamíferos, 38 de anfíbios e 22 tipos de répteis. Além disso, seis espécies de árvores ameaçadas de extinção estão sob proteção na região.
Neste primeiro momento será necessário agendamento para acesso ao espaço, que terá um guia para segurança dos usuários, através dos contatos: (31) 97199-8901 ou (31) 99922-1682.
Além do contato direto com a natureza, o espaço tem também bancos para descanso, pontes erguidas sob nascentes para evitar contaminação da água.
O Centro Ambiental é um espaço aberto ao público voltado para o desenvolvimento de ações educativas e campanhas de preservação ambiental, com mais de 20 anos de existência. Atualmente, o espaço recebe cerca de 11 mil visitantes por ano.
Cuidado ambiental
O espaço conta hoje com 100% da energia consumida fornecida de forma sustentável: 95% solar, por meio de placas fotovoltaicas, e os 5% restantes por meio de geração hidrelétrica elétrica zero carbono certificada. Além disso, possui biodigestor para resíduos orgânicos e sistema de reaproveitamento de água de chuva.
Tecnologia voltada ao conhecimento
Com ajuda da tecnologia, o CEA tem uma plataforma educativa, que oferece uma visão ampliada sobre o bioma da Mata Atlântica e permite conhecer cada detalhe da mata onde se encontra. É possível saber por exemplo, a quantidade total de carbono armazenado na unidade, ou seja, qual é a contribuição da floresta para a redução da emissão desse gás na atmosfera.
Atualmente, são 23.127,69 toneladas de carbono armazenadas na reserva, o que equivale à quantidade de gás carbônico liberada em mais de 90 mil viagens de carro (4.120 km) de Porto Alegre (RS) a Rio Branco (AC). A plataforma foi desenvolvida em parceria com a startup BioFlore.