Equipes multidisciplinares devem atuar de forma itinerante nas escolas e creches da rede municipal
Agentes são psicólogos, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos
A Prefeitura de Nova Lima anunciou na semana passada um novo formato para Centro Psicopedagógico (CPP), que funcionar de moto itinerante nas escolas da rede municipal de ensino. Pelo menos oito equipes vão se revezar para atendimento multidisciplinar nas unidades.
As equipes são compostas por psicólogos, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos e vão visitar semanalmente as escolas e creches para monitoramento de crianças com atrasos no desenvolvimento global e estudantes com dificuldades de aprendizagem, além de propor adequações nos espaços escolares.
“O serviço já tem 38 anos de história, e duas unidades fixas. A itinerância nas escolas é inédita. O projeto é mais uma iniciativa da gestão para promover cada vez mais uma educação humanizada e democrática. O CPP itinerante atenderá, de segunda a sexta, durante o horário escolar nos turnos da manhã e da tarde, as 28 unidades escolares da rede”, afirma a Secretaria Municipal de Educação (SEMED).
Atendimento clínico-terapêutico individual
As crianças com encaminhamento da supervisão pedagógica das escolas ou de um profissional da UBS de referência do estudante terão mantidos o serviço clínico-terapêutico, com elaboração por parte das equipes de elaboração de um plano de trabalho individualizado. O atendimento vale para qualquer estudantes de 2 a 18 anos residentes no município, independentemente de ser da rede de ensino municipal ou privada, podem contar com o atendimento clínico-terapêutico gratuito. Basta atender aos critérios socioeconômicos estabelecidos pelo CPP.
Unidades CPP
- Centro Psicopedagógico Sede: Rua Poços de Caldas, 285, Campo do Pires – (31) 3541-0366
- Centro Psicopedagógico Região Noroeste: Rua Monte Vista, 159, Jardim Canadá – (31) 3581-3288