Espaço Cultural será “expansão” dos projetos culturais da cidade afirma secretário da pasta
Djalma Ricardo, o secretário de Cultura, que será um dos gestores da arena multiuso Piero Garzón, falou com o Portal durante a inauguração da área neste final de semana.
Djalma classificou a entrega como “a possibilidade e dimensão de que a cultura da cidade pode ocupar.
Na medida em que temos uma arena multicultural, a gente pode ter diversas atividades culturais funcionando, e pela extensão do espaço, simultaneamente.
A ideia de acordo com o gestor é que as Escolas de Música, Artes, Dança e futuraste de Teatro ganhem o local como expansão para apresentações e intervenções artísticas. “Será possível dinamizar a política cultural, afirma Djalma Ricardo.
Será inclusive um chamamento aos atores culturais, e falamos dos ‘fazedores’ [produtores] de cultura para que eles possam desenvolver seus projetos aqui.
Sexta na Feira deve ser remanejada
Ao ser questionado sobre o futuro de um dos projetos mais longevos da Cultura nova-limense, Djalma afirmou “há muita possibilidade”, mas que “vai negociar com os feirantes” pra que eles estejam no Espaço Cultural.
O secretário informou porém que todo processo será feito de modo democrático, com a participação efetiva dos expositores que usam as barracas semanalmente.
Será acertado com os feirantes pra que a gente possa ter uma participação total deles, e se houver discordância vamos negociar para que eles estejam aqui.
Ao longo de décadas, a feira foi realizada na Praça Bernardinho de Lima, bem no coração da cidade e que concentra parte dos órgãos públicos da cidade, via intensa de fluxo de veículos e foi exaurindo com o modelo em que vinha sendo feita.
Após a pandemia foi reformulada e transferida para o Espaço de Caminhada no bairro Matadouro, onde permanece até realização de um acordo, e conta com bandas e artistas locais, gastronomia e artesanato.