Espaço Cultural será transformado em arena multiuso; obra afeta trânsito no entorno
Uma das vias está fechada para proteção aos transeuntes.
A Prefeitura de Nova Lima iniciou na semana passada, o fechamento do Espaço Cultural, localizado na Avenida José Bernado de Barros. O local será transformado numa arena multiuso. Com cercamento da área, parte da via será fechada no sentido da Chácara Bom Retiro.
Com as intervenções iniciadas, foi feito tamponamento de toda a área do espaço que abrigou grandes eventos como a Festa do Cavalo por anos. Um primeiro cerco é da área interna, e um segundo, como proteção aos pedestres e corredores que ocupa uma faixa de trânsito.
Foram feitas passarelas que desembocam no ponto de ônibus, que é de intenso movimento durante todo o dia. A região tem prédios como UPA, escolas e creches e é usada como área de corrida para praticantes de atividades físicas.
Mesmo com as estruturas de proteção já feitas e ocupando parte da via, a prefeitura negou que o trânsito vai ser afetado. “É importante salientar que as obras não afetarão o ponto de ônibus na região, nem o trajeto de cooper utilizado atualmente pela população”, afirmou o órgão em nota enviada à nossa redação.
Ainda de acordo com o Executivo local, o novo conjunto de lazer “ é uma demanda antiga da população e que agora se tornará realidade ofertando para a cidade um espaço único de lazer, cultura e bem-estar”.
Entenda
Tapumes de alumínio foram colocados em duas fileiras em todo o espaço da obra. Uma delas atinge uma das vias. Confira as imagens.
A obra
A construção deve durar cerca um ano, com previsão de entrega no final do ano que vem, de acordo com o planejamento do Executivo e compreende a construção de playground infantil, ambiente para eventos com capacidade para até 15 mil pessoas, área com tênis de mesa e futmesa, pista de cooper e recreação, academia ao ar livre e 420 metros de percurso de caminhada com iluminação especial, com investimento de R$ 5,4 milhões.
Nós vamos aproveitar todo o seu potencial e transformá-lo em um espaço efetivamente múltiplo, a ser utilizado pelo cidadão e sua família, a qualquer hora do dia, para práticas de esportes, cultura e lazer.
De acordo com o prefeito João Marcelo Dieguez (Cidadania) “a gestão cumpre um compromisso com a população de Nova Lima, que espera há décadas por essa obra, que reconfigura o local para ser muito mais do que um ambiente de eventos”, aponta.