Forças de segurança apontam integração como ponto chave para diminuição de crimes na cidade
Enquanto Nova Lima registra queda de até 15%, o Batalhão vizinho, que é o Belvedere registrou apenas 1%.
No final do mês passado, uma série de ações criminosas, principalmente no centro de Nova Lima assustaram a população, justamente pelo jeito pacato no qual estamos habituados a viver, mesmo com o avanço demográfico e populacional da cidade.
Em entrevista exclusiva ao jornalista Luis Dutra, o comandante da PM local, Major João Luiz, o subcomandante Capitão Ruas e o secretário de Segurança, Cristiano Gomes falaram das ações para a área e a diminuição de 10% a 15% dos índices de criminalidade na região.
A palavra “integração” foi a definição do trabalho. CIAP, aumento de efetivo policial, operações e cooperação integrada são os pontos mais comuns para a redução de um ano para o outro, segundo os entrevistados.10% de diminuição
Segundo o secretário Cristiano Gomes, já está avançado o projeto que prevê a criação de base comunitárias para as forças de segurança em diversas partes do município, inclusive na região Noroeste (Jardim Canadá e Água Limpa), ampliação da Guarda Municipal e novas câmeras de vigilância.
Segundo o Major João Luiz, “os furtos em Nova Lima estão reduzindo mês a mês comparados com o ano passado”. A queda vem ocorrendo gradativamente nos últimos quatro anos inclusive no índice geral de crimes, todos eles reduziram”, apontou o secretário da pasta, Cristiano Gomes.
Nova Lima hoje é a cidade com a menor quantidade de roubos na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Então se a gente pegar todos os municípios que compõem a RMBH , em especial os municípios da 3ª Região, Nova Lima hoje é o município com a menor quantidade de crimes contra o patrimônio.
- Comparando a outros municípios, até do mesmo porte de NovaLima, a gente pode dizer vivemos “bem”?
– Sim, com certeza. Nova Lima é a cidade mais segura para se viver, comparando com outros municípios do mesmo porte e municípios até de porte menor, Nova Lima tem menos crimes violentos e menos crime contra o patrimônio. Major João Luiz
– Os índices oficiais de segurança mostram também que no índice geral de crimes, (que aí pega todos os crimes), Nova Lima também tem as menores taxas da região metropolitana disparado. Quando você junta todos num bloco só, e faz esse índice por 100 mil habitantes, Nova Lima também você vê uma queda acentuada de 2020 até hoje. Cristiano Gomes.
- E quais são as ações desencadeadas para a redução dos crimes?
– A principal eu atribuo, com experiência de mais de 25 anos de serviço e gestão de segurança pública, eu atribuo hoje a maior ação de segurança, que tem impacto direto, é a integração dos órgãos de segurança no município de Nova Lima, afirma o Major João Luiz.
Hoje, essa integração, tanto na execução operacional, quanto na parte de coordenação e controle e gestão de segurança pública, essa integração em Nova Lima é perfeita, inclusive somos referência para outros municípios.
Cristiano Gomes
– Essa integração que está demonstrada no município, esses números, e também o alto investimento que vem sendo nas forças de segurança. Tivemos ano passado a entrega do novo quartel da PM, estamos já construindo o novo prédio administrativo Polícia Civil. Já está em processo de licitação a nova sede da Defesa Civil, com destacamento permanente do Corpo de Bombeiros, ficando no município, que é uma demanda antiga também da cidade, e tudo isso demonstra essa atuação conjunta, isso reflete em queda dos números, mais segurança para a população, e também o compartilhamento dos recursos. Cristiano Gomes.
A gente tem aqui o nosso CIAP, que funciona 24 horas e é usado, a PM tem uma pessoa, o tempo todo aqui a Polícia Civil, o tempo todo tem gente aqui também, todas as investigações convergem aqui, para o nosso CIAP, porque as imagens são muito úteis para isso.
- E quantas câmeras que a gente tem? Eessas câmeras são integradas com a Polícia Militar?
Hoje nós temos 528. Sim. A Polícia Militar, que tem acesso a todas elas. Através de convênio, as câmeras que estão linkadas com a Polícia.
- A região Noroeste tem crescido muito. Como tem sido o trabalho para barrar a criminalidade por lá?
Prevenção e integração dos órgãos de segurança. As estratégias são estratégias preventivas. Então, essa integração entre os órgãos permite que a Polícia Militar faça uma prevenção eficiente, que a Polícia Civil faça uma investigação eficiente e condições para o Ministério Público e o Poder Judiciário desempenharem o melhor papel e conseguir fazer o sistema de processo penal funcionar bem ela cidade. Major João Luiz
Criação de bases para a segurança
Segundo Cristiano Gomes, já foi elaborado um projeto para criar bases de uso conjunto nas mais diversas regiões da cidade, que devem ser implementadas ao longo de 2025.
Vamos criar bases conjuntas de segurança, espalhadas por todo o município. Serão bases, tipo containers, grandes,com sala de espera, com local para fazer o atendimento, que serão de uso conjunto da PM, GCM, e demais servidores da segurança pública. A região do Água Limpa, vai ter uma.
- Vemos muita apreensão de droga e arma ultimamente. Como tem sido o trabalho da PM para atingir esses bons números?
Trabalhar com inteligência, o Estado tem uma parte de inteligência eficiente e a gente consegue, a partir das nossas estratégias, das nossas análises criminais e do nosso serviço de inteligência, fazer o levantamento e empregar os nossos recursos de uma maneira mais eficiente, identificar os criminosos e conseguir lograr êxito apreensão de drogas e armas.
“Isso realmente aumentou muito, mostra resultado, logicamente, da integração, as câmeras ajudam muito também, o vídeo monitoramento que a prefeitura tem em Nova Lima, que é extremamente eficiente facilita a atuação das forças de segurança do Estado, pontuou o subcomandante local, Capitão Ruas
Deixar claro que essa integração é o que funciona e dá resultado. Logicamente, a dedicação dos militares, dos guardas municipais e destacar o comprometimento da tropa. Houve recentemente aumento no efetivo destinado para Nova Lima. Então tivemos um ganho de efetivo agora em outubro, e a gente tem lançado mais viaturas na rua, mais motos, e isso tem contribuído também para os bons resultados. Reforçamos também nossa Companhia Tático Móvel.
Mais Guardas Municipais a partir do ano que vem
A cidade se prepara para receber novos agentes da GCM. Houve concurso neste ano e os aprovados já estão passando pelo processo seletivo psicológico e devem reforçar a segurança municipal no ano que vem, dobrando a capacidade de atuação.
Importância de se registrar Boletim de Ocorrência
Os agentes chamam a atenção também para o registro da ocorrência, seja ela de qualquer dimensão e natureza. Os números contribuem para ações diretas caso seja necessário atuações específicas, inclusive a criação de pontos bases, com viaturas e militares em determinados locais.