GCM’s devem usar câmeras acopladas ao uniforme no período carnavalesco
O prefeito João Marcelo anunciou agora a pouco, o sistema digital de segurança que vai ser empenhado durante o período de Carnaval. Entre os equipamentos está o uso de câmeras em uniformes pela Guarda Civil Municipal (GCM), drones e câmeras de vigilância.
“E dentre várias ações, temos um projeto piloto, que são as bodycams, câmeras acopladas aos uniformes que filmarão 100% da abordagem com imagem e som, trazendo mais segurança para o trabalho da guarda e também para o cidadão”, afirmou o prefeito João Marcelo.
O mandatário afirmou também que drones vão ser usados para monitoramento, assim como sistema fixo de vigilância. Serão reforçados pontos de luz para melhor qualidade na visualização das ruas onde passarão os blocos.
“Estaremos com todo nosso efetivo nas ruas, acompanhando todos os blocos carnavalescos. Estamos apresentando mais essa tecnologia, que traz mais segurança e transparência ao serviço do guarda, afirmou o comandante da corporação Luis Sousa.
Segundo Sousa, as festas vão servir de laboratório, já que os equipamentos poderão ser usados posteriormente pelos agentes.
O uso de câmeras por agentes de segurança já é usado no estado de São Paulo e está em fase de implantação na PM de Minas. As imagens ficam armazenadas no sistema e podem ser acessadas posteriormente.
📸 Ilustração/Internet
📹 Reprodução PMNL