Greve dos motoristas de ônibus em BH é suspensa
O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de BH e Região (STTRBH), anunciou na tarde desta segunda-feira (16), a interrupção do movimento grevista que afetou a capital desde a madrugada. Categoria teve garantia do reajuste salarial em 8,2%.
O movimento foi convocado pelo próprio sindicato, sob o argumento de “intuito de chamar a atenção da sociedade, quanto a intransigência dos empresários que, entre outras coisas, querem submeter aos trabalhadores de BH um salário inferior ao que é praticado nas cidades da região”.
De acordo com Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH), houve uma proposta de reajuste salarial próxima a praticada nos demais municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte e que caberá ao STTRBH, convocar uma assembleia da categoria para findar as negociações, que estão para serem fechadas até a quinta, dia 19, quando vencer o prazo e poder haver nova paralisação.
Entre a proposta apresentada pelo Setra-está um reajuste de 8,2% no salário, retorno do ticket alimentação nas férias, a partir de janeiro, conforme pedido pelos rodoviários.
Outra solicitação da categoria, regulamenta1h20min por dia de descanso aos motoristas, que fazem também o papel de cobrador, seguirá na justiça. O STTRBH havia conseguido o atendimento da reivindicação judicialmente, mas as empresas de ônibus recorreram. O sindicato afirmou que essa proposta será apresentada pelos trabalhadores, que podem, ou não, aceitá-la.