Homem acusado de matar cachorra a pauladas tem prisão em flagrante ratificada
O homem de 67 anos, identificado como Romulo, teve sua prisão em flagrante ratificada pela Polícia Civil, após ser preso pela Guarda Civil Municipal (GCM) e confessar ter matado uma cachorrinha, com golpes de paulada.
O crime aconteceu logo cedo no Parque Municipal Rego dos Carrapatos, enquanto a dona passeava com seus dois animais de estimação. O Yorkshire foi atingido por duas pauladas e não resistiu aos ferimentos, mesmo sendo resgatado e levado ao veterinário.
A decisão de manter o homem preso, foi tomada pelo delegado de plantão digital, após analisar os primeiros detalhes do caso e também com a confissão de Romulo, que afirmou ter fobia de animal e por isso bateu cachorrinha.
Ele foi enquadrado na Lei nº 14.064, de 2020, denominada “Sansão”, por conta de um cachorro que sofreu maus tratos á época. A pena prevista é de 2 a 5 anos, e aplicação de multa. O idoso segue preso e deve passar por audiência de custódia. O crime de maus tratos é inafiançável.
A lei é de autoria do deputado Fred Costa, que esteve pessoalmente na delegacia para acompanhar a situação. Ele falou com a nossa equipe, considerando o caso como “bárbaro e covarde” e destacou que a lei existe para ser cumprida. Costa ainda destacou que “o homem que estava em um local de convivência social e agrediu com pauladas um cachorro até morte”.
Só há um caminho, ele permanecer preso. O que tem de acontecer agora é a pena ser aplicada de 2 a 5 anos de cadeia. Quem é ruim com os animais, é ruim com os seres humanos. Quem pratica violência contra os animais tem grande chance de cometer o mesmo ato contra humanos, sobretudo com vulneráveis e mulheres”, afirmou Costa.
Fred Costa, deputado
Quem também acompanhou o caso foi o vereador Danúbio, que também é GCM, destacou o trabalho rápido da Guarda Civil, que de posse das imagens de câmeras foram até a casa do autor e fizeram a prisão.
Assim que tomaram conhecimento do caso, [os agentes GCM Darlan e GCM Cruz] averiguaram as câmeras e identificaram o responsável, se dirigindo a residência e fazendo a prisão em flagrante. Temos várias leis em âmbito municipal para dar conforto aos animais e garantir espaços públicos. Estamos preocupados com a situação e esperamos o rigor da lei para este caso.
Danúbio, vereador