Homem é detido após perseguição e disparos de tiros; GCM quase foi atropelado
Ao menos quatro tiros atingiram o veículo durante a perseguição. Um passageiro estaria armado.

Viatura GCM/Ilustração/Portal Nova Lima
Uma ação integrada da Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Militar (PM), resultou na detenção de um homem de 37 anos, na madrugada deste sábado (24), após o mesmo colocar em risco um agente da GCM e fugir por diversos pontos na região central da cidade. Ocorrência teve fim no bairro Cristais.

De acordo com o Boletim de Ocorrência, H.B.d.S (37) dirigia um veículo rebaixado e com som alto, por volta de 0:40, no Cascalho, quando foi interceptado por uma viatura da Guarda Civil, que ordenou sua parada. O motorista então acelerou para atropelar o agente. Ao ver que não teria saída, engatou a ré.

O GCM então se protegeu atrás de um poste e fez ao mesmos seis disparos contra o carro. Ele apontou que neste momento percebeu uma pessoa no banco do carona, com uma arma na altura do peito.
Foi então que se iniciou uma perseguição, com auxilio das câmeras de segurança do CIAP e da Polícia Militar. O carro então foi visto através do sistema na região do Espaço Cultural com uma viatura da PM o perseguindo. Ele passou inclusive na porta do quartel da corporação com o som alto.
Diversas viaturas da polícia participaram da perseguição. “Salienta-se que foram várias as tentativas de abordagem, por meio de ordens de parada, sinais sonoros, gestos, entretanto todos foram desobedecidas”, apontam os militares no BO.
Na Avenida José Bernardo de Barros, uma viatura da PM chegou próximo do veículo Saveiro. Um policial também notou uma arma sendo apontada contra a guarnição. Dois tiros foram disparados por um agente.
Diante do trabalho de inteligência com a Polícia Civil, foi montado um cerco próximo ao endereço do dono do carro, apontado no sistema, no bairro Cristais, onde o mesmo foi interceptado e preso. Foi necessário uso de arma não letal.
O dono do veículo, H.B.d.S resistiu a prisão e se negou a fazer o teste do bafômetro. Não foi encontrado encontrada nenhuma arma no interior do carro, apenas uma cápsula de armamento 9mm, na porta do condutor. Ele no entanto foi preso no dia 17, no bairro Mingu, com uma arma calibre .380.
O passageiro foi identificado através do CIAP. Foram feitas buscas por ele, mas sem sucesso. O motorista de 37 anos foi levado para atendimento na UPA, com ferimentos leves no supercílio e cabeça, que teriam sido causados na ocorrência do dia 17 e sangrado novamente neste sábado durante a abordagem.
A Polícia Civil foi acionada e constatou ao menos quatro perfurações no carro. Ele foi autuado por direção perigosa e por se recusar ao teste e levado para a Delegacia.