Infectologista destaca estado alarmante para dengue e chikungunya na cidade

0

O médico e infectologista Guenael Freire, que atua na rede municipal de saúde, alertou para o número de registros de doenças transmitidas pelo Aedes Aegipthy em Nova Lima e região, nesta terça-feira (24).

O alerta vem junto o aumento expressivo de notificações, em especial para a dengue, com quase 100 notificações em uma semana.

“Um aumento alarmante não só de de Dengue, mas também de Chikungunya, com sintomas bem parecidos”, afirma Guenael. Números da Secretaria de Estado da Saúde, apontam para 258 casos notificados de dengue, somente agora em janeiro. Na semana passada eram 168, de acordo com a prefeitura. Há ainda, dois casos de chikungunya.

Como sintomas são parecidos (dor de cabeça, no fundo dos olhos e musculares, febre. Algumas pessoas também apresentam manchas vermelhas no corpo, a recomendação é que seja procurado a Unidade Básica de Saúde (UBS) referência ou umas das Unidade de Pronto Atendimento no centro ou região Noroeste.

O boletim sobre arboviroses da prefeitura, emitido na última quinta-feira, dia 18, aponta para um “estado de alerta” municipal, com o Retiro no topo das notificações com 51 casos, seguido pelo Nossa Senhora de Fátima (17), Cristais (15), Bicalho (14), Cascalho (11), Cariocas e Cetro com 10 cada.

A prefeitura tem intensificado as ações de fiscalização e usando o fumacê em pontos críticos, mas o cuidado vem de dentro para fora do quintal, retirando a água de vasos de plantas, não deixando caixas d´água sem tela e recipientes que acumulam água expostos a chuva. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *