João Marcelo fala sobre lei que garante instalação de antenas para a tecnologia 5G na cidade, que será uma das pioneiras em Minas

0

Prefeito destacou papel social e sustentável da legislação.

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (17), a assinatura da lei que permite uma nova legislação que vai proporcionar a instalação de antenas com a tecnologia 5G em Nova Lima. O encontro aconteceu no prédio provisório da prefeitura, localizado no Bicame, e foi acompanhado por potenciais investidores como a Vivo/Telefônica e a TIM.

O prefeito João Marcelo (Cidadania) falou com exclusividade para a nossa equipe sobre a lei, demanda da Anatel para as cidades que visam a instalação da tecnologia. e as inovações advindas da mesma.

João destacou a vanguarda da cidade em aplicar rapidamente as condições para a modernização do sistema de transmissão, que vai melhorar o alcance por exemplo de sinal telefônico, ainda precário em alguns pontos da cidade e falou da funcionalidade para o serviço público, como na educação.

Nova Lima será uma das primeiras cidades do estado a ter a contemplar o serviço. O cronograma da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), previa que fosse liberado somente a partir do ano que vem, pela dimensão populacional da cidade.

De acordo com o prefeito, já existem processos de licenciamentos para instalação das antenas protocolados na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM), mas ele não soube precisar um tempo para que o 5G esteja disponível para uso.

Isso coloca a gente um passo a frente, inclusive de algumas capitais, e de muitas cidades para que a gente possa a cada vez ter este aspecto da inovação e um dos pilares do nosso governo cada dia mais forte aqui na nossa cidade.

João Marcelo, a respeito do pioneirismo da cidade na instalação das antenas para o 5G.

Confira o bate papo:

  • Qual o papel do 5G na cidade no quesito de inovação?

O 5G é que melhor representa hoje a modernidade, e aqui no Brasil os municípios precisam de legislação específica para isso e por aqui decidimos construir através de um grupo de trabalho, capitaneado pela Secretaria de Meio Ambiente, mas coma participação do Conselho Municipal de Meia Ambiente (CODEMA) e também as empresas de telecomunicações, para que fosse um projeto moderno e pudesse simplificar o processo de licenciamento das antenas. A partir daqui será possível que as empresas realizem investimentos como já vem sendo feito em outros locais, para que tenhamos as antenas e levar mais tecnologia, velocidade, conectividade pra todos os cidadãos.

  • Muito se fala em sustentabilidade, quais aspectos foram levados em conta para a construção da lei, resguardando o tema?

Toda discussão para construir esse processo, uma legislação robusta, que traz segurança aos investidores inclusive, foi pautado nas questões de sustentabilidade, não só no dia de hoje, mas também no futuro. Destaco aqui o envolvimento da Câmara Municipal, que se inteirou do processo, participou ativamente das discussões, e pode também contribuir para que chegássemos no dia de hoje olhando pra frente de uma maneira responsável e sustentável.

  • Como vai funcionar a tecnologia 5G para o serviço público? Como o serviço pode contribuir na melhora?

De um modo geral ele tem muito para evoluir, como por exemplo as escolas sob a gestão municipal, que precisam melhorar no que diz aspecto de tecnologia e modernização e esse é um dos nossos objetivos. Com a chegada do sistema, vamos fazer que ele beneficie a comunidade escolar. Outro aspecto positivo é a PPP da Iluminação Pública, recentemente aprovada e leiloada e que representará ainda mais avanços, já que na PPP é possível assessórios como câmeras de segurança e rede Wi-Fi nas próprias luminárias. Isso fica melhor facilitado e com melhor atendimento á população ao serviço público. Esses são dois de vários exemplos.

  • Já tem um prazo para a tecnologia esteja funcionando?

Com a normatização das leis, aguardamos agora os investimentos das empresas de comunicação. Não temos clareza de um tempo exato, mas já existe na SEMAM processos de licenciamento protocolados. Agora vamos avançar nestes processos com celeridade, para que o quanto antes possamos usufruir do sistema.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *